quinta-feira, 16 de abril de 2015

Curso de pós graduação na área da saúde com inscrições prorrogadas.

Cleide Rillo fala da importância do curso
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra em parceria com o governo do Estado, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; e o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), na cidade de Paragominas, nordeste paraense; ministrará curso de Especialização em Gestão de Serviços de Apoio e Infraestrutura em Saúde, em parceria com o Centro de Estudos Superiores do Pará (Cesupa). O curso oferece 40 vagas e as inscrições foram prorrogadas até o dia 30.
Segundo a diretora de Relacionamentos do INDSH, Cleide Rillo, o curso é uma importante oportunidade para os profissionais que atuam na área da saúde na Região. O curso de gestão tem vários objetivos, entre eles, de capacitar profissionais graduados para conhecer e exercer atividades referentes à infraestrutura e apoio. “É um investimento no perfil de profissionais que serão bem mais competitivos no mercado. O curso será ministrado pelo corpo discente do INDSH e do Cesupa”, informou, ressaltando que o início das aulas está sujeito a alterações, dependendo da formação da turma.
Para ela, a capacitação profissional é uma das diretrizes do INSDH. “Temos que formar profissionais para melhorar cada vez mais o atendimento e a administração hospitalar no Estado”, ressaltou, destacando que a satisfação dos usuários dos serviços é o foco da organização, que atua em parceria com a administração estadual desde 2010.
Os participantes também terão a oportunidade de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações gerenciais, além de potencializar as habilidades focadas no planejamento e liderança dos serviços; e ainda, levar a uma reflexão sobre os processos decisórios nas áreas funcionais e gerenciais. O curso tem como público alvo, profissionais graduados em diversas áreas em saúde.
Os interessados podem fazer suas inscrições pelo WWW.cesupa.br/pos-graduacao. Mais informações com a secretaria de Pós Graduação: 4009.9190/9199. Email:secpg@cesupa.br. de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h.


terça-feira, 14 de abril de 2015

HRPL comemora data alusiva à saúde com ação educativa para coloaboradores e usuários

Dr. Rodrigo Freire e João Lucídio

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em comemoração alusiva ao Dia Mundial da Saúde, promoveu palestra proferida pelo cardiologista  Rodrigo Freire, que médico do corpo clínico do hospital, e um dos representante da Associação Médica de Paragominas e Região. Ele falou sobre as “Conquistas e Desafios da Saúde”, para colaboradores, usuários e acompanhantes.
O evento foi conduzido pelo diretor Técnico do HRPL, dr. João Lucídio, que aproveitou a oportunidade para explicar sobre a importância da criação da data pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que elegeu o tema Segurança  Alimentar, para debater em 2015, evidenciando os perigos dos alimentos não seguros, que  estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano, incluindo muitas crianças. De acordo com ele, os alimentos podem conter bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas, responsáveis por mais de 200 doenças, que vão de diarreia ao câncer.
Em seguida, os presentes assistiram palestra do Dr. Leandro Freire, que fez uma abordagem da saúde no mundo, apontando as conquistas da erradicação de muitas doenças, além do combate a AIDS, tuberculose, hanseníase e doenças imunopreveníveis.
As conquistas do Sistema Único de Saúde (SUS) e os seus desafios constantes na melhoria do acesso, também foi abordado, lembrando ainda a importância da Atenção Primária da Saúde e a hierarquia necessária para a humanizada dos sistemas secundários e terciários da saúde.
Colaboradores e usuários recebendo importantes informações
Ao final do evento, os palestrantes agradeceram o convite para participação da comemoração alusiva ao Dia Mundial da Saúde, e a iniciativa da direção do HRPL em proporcionar esse momento de esclarecimento ao seu corpo funcional e usuários dos serviços, além da assistência de média e alta complexidade à população daquela região, que antes era carente desse tipo de serviços.
Serviço:
O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Autor: Vera Rojas - Hospital Regional do Leste (Paragominas).

Hospital Regional junto no combate ao câncer em 2015

Dr. Werneck de Carvalho ministra palestra no HRPL
Dando prosseguimento ao Programa de Educação Continuada do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, colaboradores e usuários dos serviços receberam importantes informações com palestras nos três horários do expediente, sobre combate ao câncer e as medidas para prevenir a doença que afeta anual
mente cerca de 12 milhões pessoas no mundo diagnosticadas com doença. Dessas, cerca de 8 milhões morrem, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer “Alencar Gomes da Silva”.
O evento é alusivo ao Dia Mundial de Luta contra o Câncer que traz o tema Ao nosso alcance”, para despertar o interesse nas pessoas, nas comunidades e nos governos, a mobilização em torno de soluções para a questão, durante todo o ano de 2015.
Essas e outras importantes informações foram repassadas pelo médico oncologista Luís Eduardo Werneck de Carvalho, que também é  membro da Associação Médica de Paragominas e Região. Ele ministrou palestra sobre “A Importância da Detecção Precoce do Câncer”, na recepção central do HRPL, quando destacou a informação de que no Brasil, o INCA estima em 580 mil casos novos da doença somente para este ano, alertando, se medidas efetivas não forem tomadas, haverá 26 milhões de casos novos e 17 milhões de mortes por ano no mundo em 2030, sendo que 2/3 das vítimas vivem nos países em desenvolvimento.
Ações educativas serão realizadas durante todo o ano de 2015
Paralelamente, o diretor Técnico do hospital, Dr. João Lucídio informou que a data em combate ao câncer foi criada para potencializar a divulgação de informações sobre a doença e estimular o debate através dos meios de comunicação de todo o mundo.
Durante todo o ano, vários temas serão debatidos, mostrando as formas de prevenir a doença e as possibilidades que estão ao alcance de todos: escolhas saudáveis, é possível ter qualidade de vida antes, durante e depois do câncer; oferecer informações de utilidade pública para facilitar o acesso à prevenção, às ações de detecção precoce e ao tratamento do câncer; estimular o debate sobre as estratégias de saúde pública para o controle da doença; divulgar a prevenção e a detecção precoce como formas de reduzir a mortalidade por câncer e outras doenças não transmissíveis; Informar a população sobre ações de controle, pesquisa, ensino, prevenção e acesso ao tratamento previstas na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer na Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas no Sistema Único de Saúde (SUS); Informar à população que qualquer pessoa pode buscar tratamento gratuito e integral do câncer no SUS
Dr. João Lucídio e Werneck de Carvalho
O evento foi encerrado com a abordagem do Dr. Luís Eduardo, que apresentou alguns dados aos profissionais  e usuários do HRPL, mostrando estimativas de novos casos da doença nos próximos 10 anos e como os profissionais da saúde podem mudar o quadro atual. Ele finalizou sua fala informando sobre mutirão da saúde que será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Paragominas, em outubro deste ano, onde todos estão convidados a aderir. O médico sinalizou a importância da parceria do HRPL no atendimento integral de pacientes de nossa comunidade.
O hospital dispõe de 70 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e urgência e emergência. O atendimento consiste em clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia e suporte de anestesia. Oferece ainda consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia.
Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia,ultrassonografia,holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa, além de equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos de enfermagem.
Serviço:O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.


quarta-feira, 8 de abril de 2015

Hospital Regional comemora a Páscoa com colaboradores e usuários


Colaboradores celebram a Páscoa com  louvor
No dia 2/04, a direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), localizado no município de Paragominas, no nordeste do Estado, promoveu comemoração alusiva à Páscoa, reunindo funcionários, usuários, acompanhantes e pessoas da comunidade. O evento será encerrado no próximo dia 10, com a participação de  projeto social que envolve 120 crianças do município.
Segundo o diretor-executivo do hospital, Adriano de Lima, o objetivo da ação é ampliar a integração entre a instituição e os públicos interno e externo. “Foi um momento de maior união e interação entre o corpo de profissionais, usuários e a comunidade, caminhando juntos para a renovação da fé e a melhoria da qualidade de vida de todos nós”, afirmou o diretor.
Pacientes receberam visita e mensagens da Páscoa
Na abertura do evento, as atividades foram realizadas em vários setores do hospital, com louvor de membros da Igreja Adventista de Paragominas, na recepção central. O momento contou ainda com mensagem do pastor Júnior Sarmento que evidenciou o verdadeiro significado da época. "A Páscoa é momento de renovação, de vida nova. Vocês colaboradores, fazem diariamente a Páscoa, é nas mãos de cada um que os pacientes esperam uma vida melhor, através do seu estado de saúde", lembrou o pastor. As homenagens se estenderam até às enfermarias.
Participando das comemorações, Paulo Farias, filho de um paciente atendido pelo HRPL, falou aos presentes: "Passei aqui os últimos momentos da vida de meu pai, e tenho certeza que cada um dos colaboradores fizeram o melhor para cuidar dele. Tenho uma  irmã e uma sobrinha que atuam na área da saúde, mas, naquele momento, elas não  sentiam-se preparadas para cuidar do papai. Aqui ele recebeu o melhor dos atendimento. Agradeço a todos".
HRPL e parceiros na Páscoa
Segundo a responsável pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), Merciana Ceretta. No sábado (4) a comemoração pela Páscoa foi marcada pela entrega de cartões e chocolates a funcionários e usuários.
Nesta sexta-feira, 10,  está prevista uma apresentação de 120 crianças do Projeto Juquinha, da cidade de Paragominas. O HRPL promoverá atividades lúdicas, com recreação, pinturas faciais, dinâmicas e distribuição de brindes. “Será um dia muito especial”, assegurou Merciana Ceretta.




INDSH administra hospitais regionais no Estado capacita profissionais da área da saúde

Cleide Rillo
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra em parceria com o governo do Estado, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; e o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), na cidade de Paragominas, nordeste paraense; ministrará curso de Especialização em Gestão de Serviços de Apoio e Infraestrutura em Saúde, juntamente com profissionais do Centro de Estudos Superiores do Pará (Cesupa). Com 40 vagas ofertadas, o curso está previsto para iniciar em abril deste ano e se estender até janeiro de 2017.
Segundo a diretora de Relacionamentos do INDSH, Cleide Rillo, o curso é uma importante oportunidade para os profissionais que atuam na área da saúde na Região. O curso de gestão tem vários objetivos, entre eles, de capacitar profissionais graduados para conhecer e exercer atividades referentes à infraestrutura e apoio. “É um investimento no perfil de profissionais que serão bem mais competitivos no mercado. O curso será ministrado pelo corpo discente do INDSH e do Cesupa”, informou, ressaltando que o início das aulas está sujeito a alterações, dependendo da formação da turma.
Para ela, a capacitação profissional é uma das diretrizes do INSDH. “Temos que formar profissionais para melhorar cada vez mais o atendimento e a administração hospitalar no Estado”, ressaltou, destacando que a satisfação dos usuários dos serviços é o foco da organização, que atua em parceria com a administração estadual desde 2010.
Os participantes também terão a oportunidade de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações gerenciais, além de potencializar as habilidades focadas no planejamento e liderança dos serviços; e ainda, levar a uma reflexão sobre os processos decisórios nas áreas funcionais e gerenciais. O curso tem como público alvo, profissionais graduados em diversas áreas em saúde.

Os interessados podem fazer suas inscrições pelo WWW.cesupa.br/pos-graduacao. Mais informações com a secretaria de Pós Graduação: 4009.9190/9199. Email:secpg@cesupa.br. de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h.

HRPL fortalece prevenção e tratamento de feridas com uso de tecnologias

Equipe de profissionais capacitados
 A direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, promoveu o curso de “Prevenção e tratamento de feridas” para mais de cem colaboradores do quadro de enfermagem do hospital. O objetivo do curso  é preparar os profissionais para atuarem de forma eficiente e eficaz para evitar o surgimento e/ou a piora de lesões na pele dos pacientes, normalmente provocadas por longos períodos de internação.
A ação faz parte do programa de educação continuada do hospital, especificamente no que diz respeito às ações de melhorias a partir da instituição da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas (Cptf), criada em dezembro do ano passado pela direção de Enfermagem do hospital.
De acordo com o diretor de Enfermagem, Clóvis Guse, entre as atribuições dessa comissão, destacam-se  a padronização de condutas por meio de protocolos, especialmente no uso dos produtos utilizados para prevenção e tratamento de lesões; melhora da qualidade da assistência de enfermagem prestada ao usuário portador de lesões nas diferentes formas de apresentação; oferecimento de soluções de melhoria aos pacientes e capacitação dos profissionais para avanços no tratamento de lesões. “Nossa equipe aprimorou seus conhecimentos técnicos para assegurar mais qualidade e satisfação aos pacientes que dependem da assistência de média e alta complexidade disponibilizada pelo HRPL”, ressaltou.
Adson Hugo, enfermeiro,
A realização da capacitação contou com apoio do assessor técnico dos produtos ConvaTec, Adson Hugo, enfermeiro, que ministrou um workshop nos dias 26 e 27/03, com demonstração de produtos para a prevenção e tratamento de feridas. Com aulas teóricas e práticas, durante o treinamento os participantes tiveram a oportunidade de discutir casos clínicos de pacientes com lesões, de condutas terapêuticas e fortalecimento de parcerias.
Para o diretor Executivo do hospital, Adriano de Lima, a capacitação continuada é fundamental para a melhoria constante da assistência. “Temos a grande responsabilidade de assegurar assistência qualitativa para milhares de usuários dessa região do Pará. Aqui, o atendimento não deixa a desejar para nenhum hospital da capital ou de outros estados do Brasil”, afirmou, adiantando que durante o curso foram definidas as  ações de trabalho e calendário para futuros treinamentos, sempre buscando avançar nesta linha de tratamento. Ao final do curso houve uma avaliação da qualidade da informação e sua aplicabilidade.
Clovis Guse destaca atribuições do grupo
Com oferta de assistência de média e alta complexidade, o HRPL tem atendimento  regulado pelos municípios pactuados do 5° Centro Regional de Saúde (5° CRS), composto por Paragominas, Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, São Miguel do Guamá, Santa Maria e Ulianópolis.
O hospital dispõe de 70 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e urgência e emergência. O atendimento consiste em clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia e suporte de anestesia. Oferece ainda consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia.
A capacitação é uma constante na equipe do HRPL
Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia,ultrassonografia,holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa, além de equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos de enfermagem.
Serviço:
O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.
Autor: Vera Rojas - Hospital Regional do Leste (Paragominas)


HRPL implanta nova equipe para atuar com resposta mais rápida em parada

Leyde Almeia (esq) com integrantes do grupo
A direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL) avança, mais uma vez, na melhoria do atendimento aos usuários, com a implantação da “Equipe de Resposta Rápida em Parada Cardiorrespiratória (PCR)”. A atuação da ERRPC vai garantir maior eficiência ao atendimento médico-hospitalar, mediante a capacitação dos membros da equipe para que, caso a parada cardiorrespiratória ocorra fora da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) ou do Centro Cirúrgico, os profissionais estarão devidamente capacitados para a prestação de socorro imediato. Assim, será  definida  a atuação de cada membro da equipe no momento na parada cardiorrespiratória, visando à  prevenção e redução de mortes em pacientes que eventualmente apresentarem piora clínica fora de um ambiente preparado para atender uma situação crítica, como pacientes em enfermarias e pronto-socorro.
Equipe capacitada para atuar em situações críticas
De acordo com a enfermeira Leyde Almeida, que atua no Núcleo de Educação Permanente (NEP) e responsável pelo monitoramento da equipe e seus resultados, a nova proposta de atendimento aos pacientes apresenta definições, funções ou atribuições dos componentes da equipe de enfermagem de cada setor do hospital, para que no momento da parada cardiorrespiratória, todos saibam exatamente como realizar os procedimentos necessários. “A atuação será determinada  de acordo com as habilidades de cada colaborador, respeitando as qualificações de cada membro da equipe”, observou.
Segundo o diretor Executivo do HRPL, Adriano Flávio de Lima, o estabelecimento desse trabalho é uma das intervenções que podem impactar em diminuição do número de danos causados aos pacientes durante a sua hospitalização. Tal avanço se alinha com as finalidades da administração do hospital, que objetiva  oferecer sempre um atendimento mais seguro e humanizado à população da região.
Abrangência territorial de atendimento
Com oferta de assistência de média e alta complexidade, o HRPL tem atendimento  regulado pelos municípios pactuados do 5° Centro Regional de Saúde (5° CRS), composto por Paragominas, Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, São Miguel do Guamá, Santa Maria e Ulianópolis.
Estrutura física e especialidades atendidas
Adriano de Lima com apoio integral à ação
O hospital dispõe de 70 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e urgência e emergência. O atendimento consiste em clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia e suporte de anestesia. Oferece ainda consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia.
Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia, ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa, além de equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos de enfermagem.

Serviço:
O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.



INDSH administra hospitais regionais no Estado capacita profissionais da área da saúde

Cleide Rillo
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra em parceria com o governo do Estado, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves; e o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), na cidade de Paragominas, nordeste paraense; ministrará curso de Especialização em Gestão de Serviços de Apoio e Infraestrutura em Saúde, juntamente com profissionais do Centro de Estudos Superiores do Pará (Cesupa). Com 40 vagas ofertadas, o curso está previsto para iniciar em abril deste ano e se estender até janeiro de 2017.
Segundo a diretora de Relacionamentos do INDSH, Cleide Rillo, o curso é uma importante oportunidade para os profissionais que atuam na área da saúde na Região. O curso de gestão tem vários objetivos, entre eles, de capacitar profissionais graduados para conhecer e exercer atividades referentes à infraestrutura e apoio. “É um investimento no perfil de profissionais que serão bem mais competitivos no mercado. O curso será ministrado pelo corpo discente do INDSH e do Cesupa”, informou, ressaltando que o início das aulas está sujeito a alterações, dependendo da formação da turma.
Para ela, a capacitação profissional é uma das diretrizes do INSDH. “Temos que formar profissionais para melhorar cada vez mais o atendimento e a administração hospitalar no Estado”, ressaltou, destacando que a satisfação dos usuários dos serviços é o foco da organização, que atua em parceria com a administração estadual desde 2010.
Os participantes também terão a oportunidade de desenvolver a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações gerenciais, além de potencializar as habilidades focadas no planejamento e liderança dos serviços; e ainda, levar a uma reflexão sobre os processos decisórios nas áreas funcionais e gerenciais. O curso tem como público alvo, profissionais graduados em diversas áreas em saúde.

Os interessados podem fazer suas inscrições pelo WWW.cesupa.br/pos-graduacao. Mais informações com a secretaria de Pós Graduação: 4009.9190/9199. Email:secpg@cesupa.br. de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h.