sexta-feira, 31 de julho de 2015

Hospital Regional em Paragominas no combate às hepatites virais

A campanha ganhou adesão e força entre colaboradores
  O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, engajou na campanha “Julho Amarelo”, que iniciou em maio e se estenderá até hoje (31) em comemoração alusiva ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, ao contribuir com a ação de conscientização para a prevenção da doença, que somente no Pará, entre 2007 e 2014, foram confirmados 2.211 casos. A atividade realizada pelo hospital contou com palestra e distribuição de material educativo, na recepção, envolvendo colaboradores, usuários e acompanhantes.
Para o diretor de Enfermagem, Clóvis Guse, às vésperas das comemorações de um ano do HRPL, festejado dia 4/8, a instituição não poderia ficar de fora dessa mobilização em prol da saúde pública paraense.  O evento educativo foi coordenado pela enfermeira Jeane Morais, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), com apoio do Núcleo de Educação Permanente em parceria com o NEP.
A ação obteve apoio integral da diretoria do HRPL
O foco do trabalho foi evidenciar a importância da prevenção e diagnóstico precoce das hepatites virais que ainda é a melhor forma prevenir uma possível  cirrose hepática  e/ou câncer de fígado.Durante as palestras, a enfermeira  pontuou as formas de acesso para realização dos exames, entre elas nas unidades básica de saúde que dispõe do serviço que é ofertado pelo Sistema Único de saúde (SUS).
“Na fase adulta até os 49 anos, esse mesmo serviço dispõe de vacina contra Hepatite B, que também é uma forma de prevenção, mas, somente com as três doses terá maior eficácia na prevenção”, alerta Jeane Morais, esclarecendo que acima dessa idade, a imunização é oferecida em outras situações, por exemplo: manicures, usuários  de drogas, profissionais do sexo, homossexuais, portadores do vírus da hepatite C, bombeiros, policiais e profissionais da saúde.
Todos contra as hepatites virais
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)  estima que mais de 2 milhões de pessoas estejam infectadas por alguma forma de hepatites virais, sendo que deste total,  apenas 10% têm conhecimento e realizam o tratamento.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

terça-feira, 28 de julho de 2015

Sespa discute metas de hospitais dirigidos pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento

Grupo do INDSH com a Heloisa Guimarães

A Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) reuniu dia 27, no auditório do Hospital de Clínicas “Gaspar Viana”, representantes dos hospitais dirigidos pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), para revisar as metas contratadas e ajustar as necessidades às demandas de cada região.

Na reunião, três delas estiveram no foco dos debates: Região do Marajó (Hospital Regional Público do Marajó), em Breves; Mesorregião do Nordeste paraense (Hospital Geral de Tailândia) e a Região da BR-010 (Hospital Regional Público do Leste), em Paragominas. O encontro é promovido trimestralmente, sempre com a mesma finalidade.
Com as respectivas revisões nos hospitais administrados e gerenciados pelo INDSH, a Secretaria de Saúde poderá verificar se o direcionamento está correto, também corrigir esses rumos e fazer chegar a população a saúde necessária.
“O objetivo é quebrar o paradigma de que hospital de excelência é apenas para quem está internado. Hoje, os hospitais precisam descentralizar as ações a fim de atender a população em geral. Precisamos identificar quais as necessidades de cada uma das regiões de saúde para implementar os serviços”, disse Heloísa Guimarães, secretária adjunta de Políticas de Saúde da Sespa.
“Utilizamos essa apresentação junto à secretária adjunta e o grupo técnico que acompanha e avalia periodicamente esses hospitais analisando e comparando as metas executadas e as eventuais dificuldades que os hospitais estão enfrentando no seu dia a dia na melhor assistência possível a população”, explicou Naírio Augusto Santos, superintendente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano de São Paulo.
Participaram da reunião a secretária adjunta da Sespa, Heloísa Guimarães, o grupo técnico do controle e avaliação de regionais e OSs da Sespa; o diretor executivo do Hospital Regional do Marajó (Breves), Thiarle Dassi; o diretor executivo do Hospital Geral de Tailândia, Francisco Mingrone; o diretor geral do INDSH, Naírio Augusto Santos; diretor executivo do Hospital Regional Público do  Leste (Paragominas), Júlio César Garcia; diretor operacional do INDSH, Adriano Flávio de Lima; diretora de relacionamento do INDSH, Cleide Rillo.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Hospital Regional em Paragominas tem novo diretor executivo

O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste do Estado, tem novo diretor executivo. Trata-se do administrador hospitalar Júlio César Garcia, que assumiu o cargo em substituição ao administrador Adriano de Lima.
Com larga experiência à frente de hospitais públicos, privados e de operadoras de saúde, Júlio Garcia foca sua gestão na otimização dos recursos disponíveis, na melhoria da qualidade do atendimento e na segurança do paciente. “Aceitei mais um desafio profissional e sei que posso contar com a equipe do HRPL para estreitar as parcerias com os 22 muvonicípios que compõem a macrorregião de abrangência do hospital, em prol de um atendimento humanizado e para a promoção da saúde dos mais de 800 mil habitantes da região”, destacou, contanto com apoio de todos para o sucesso da gestão. 

Das suas experiências profissionais, ele destaca: a operacionalização do Hospital dos Servidores Públicos do Maranhão, em São Luís (MA); a administração do segundo maior hospital público de Natal (RN),  e a experiência adquirida em mais de oito anos em uma das principais operadoras de saúde da região Sudeste.

terça-feira, 21 de julho de 2015

INDSH cria novos cargos diretivos

Adriano de Lima
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) criou novos cargos diretivos que estão diretamente subordinados à diretoria executiva corporativa, comandada por Naírio Augusto dos Santos.
Cristiano dos Santos
O administrador de empresas, Adriano Flávio de Lima, é o diretor operacional que passará a ser responsável por todas as operações de campo do Instituto. Com vasta experiência na área da saúde, Adriano de Lima deixa a diretoria executiva do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense.
A diretoria de Informações Gerenciais foi assumida pelo administrador de empresas  especialista em Gestão Financeira e Contábil, Cristiano de Oliveira dos Santos.

INDSH cria novos cargos

Adriano de Lima
O Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) criou novos cargos diretivos que estão diretamente subordinados à diretoria executiva corporativa, comandada por Naírio Augusto dos Santos.

O administrador de empresas, Adriano Flávio de Lima, é o diretor operacional que passará a ser responsável por todas as operações de campo do Instituto. Com vasta experiência na área da saúde, Adriano de Lima deixa a diretoria executiva do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense.
Cristiano dos Santos



A diretoria de Informações Gerenciais foi assumida pelo administrador de empresas  especialista em Gestão Financeira e Contábil, Cristiano de Oliveira dos Santos.