segunda-feira, 31 de agosto de 2015

HRPL oferece dieta nutricional que colabora com evolução clínica dos usuários


Sueanne acompanha preparo das dietas
Com significativa contribuição na evolução clínica e na recuperação do estado de saúde dos usuários internados, a direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, evidencia a importância do profissional de nutrição no ambiente hospitalar, que tem seu dia comemorado nesta segunda-feira, 31. Atualmente, o hospital atende uma média 600 serviços por dia, realiza  uma média mensal de 60 avaliações nutricionais, 46 usuários são atendidos com dietas especializadas e 50 pacientes que receberam alta levaram para casa orientações nutricionais, visando a manutenção e recuperação da saúde e prevenção de doenças.
Equipe do SND do HRPL
Segundo o diretor Técnico do HRPL, dr.João Lucídio, o Serviço de Nutrição e Dietética (SND) tem um papel fundamental na recuperação da saúde dos usuários, podendo inclusive reduzir complicações e o tempo de internação. “O serviço de nutrição e dietética garante alimentação saudável e de qualidade aos usuários, acompanhantes e colaboradores, assegurando maior segurança alimentar e atenção dietética em todas as áreas do conhecimento onde a alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação da saúde e para a prevenção de doenças”, explicou.
Para a nutricionista Sueanne Pacheco, o nutricionista no ambiente hospitalar desenvolve várias atividades, entre elas, adequar a dieta do usuáio de acordo com suas necessidades, além de acompanhar a quantidade adequada de nutrientes. E isso requer monitoramento  diário. “Onutricionista é responsável pela produção das refeições cuida do cardápio das dietas especiais e utiliza técnicas da gastronomia para maior satisfação dos pacientes”, detalhou.
A nutrição correta e adequada é fundamental para  recuperação completa dos usuários. No HRPL, a alimentação preparada segue uma sistemática de dieta direcionada,  mas sem deixar de lado o sabor e a aparência atrativa do alimento.
Integração e dedicação diária no SND
Segundo Sueanne, o serviço de nutrição também agiliza o processo de alta hospitalar, levando-se em consideração que o cardápio diário contempla uma variedade de alimentos. O serviçoestabelece diretrizes e boas práticas de indicação, prescrição, preparo e administração da terapia nutricional para prevenir e evitar possíveis complicações relacionadas a ela. Um fato muito importante é que o preparo diário da alimentação, leva em consideração os hábitos alimentares dos usuários. “Essa alimentação deve ser similar aquela que seu organismo está acostumado. Buscamos sempre a melhor aceitação para o equilíbrio da dieta, respeitando sua necessidade nutricional e calórica. Isso tudo [e garantido com o direito do usuário em conversar com o responsável pelo serviço”.
De acordo com João Lucídio, hoje o SND do HRPL conta com 19 colaboradores, sendo 4 cozinheiras, 6 auxiliares de cozinha, 6 copeiras, 1 auxiliar administrativo e 2 nutricionistas, todos residentes em Paragominas. Sueanne Pacheco complementa que o hospital atende uma média 600 serviços por dia, divididos em desjejum, colação, almoço, lanche, jantar e ceia, distribuídos entre os usuários, acompanhantes e colaboradores. O serviço efetiva o atendimento de 280 litros de dietas enterais (alimentação para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes). Ela comemora ainda que 95% do abastecimento do setor são de fornecedores locais. Isso significa que o HRPL contribui para o crescimento da economia do município e da região.
Cledes entrega brinde em homenagem a nutricionista
Sueanne  explica que o nutricionista é um profissional  de saúde com, no mínimo,uma graduação de 4 a 6 anos de estudos exclusivamente voltado a alimentação humana e com  um olhar generalista, humanista e crítico. Sua função  é garantir a alimentação equilibrada e o aporte de nutrientes necessários ao bom estado nutricional. O serviço é conduzido juntamente com a colega nutricionista, Rita Sarmento.
O Dia do Nutricionista culminou culminou com a entrega de brinde feita pelo diretor Administrativo e Financeiro, Cledes Silva à Sueanne Pacheco.
O HRPL presta assistência de média e alta complexidade para cerca de 800 mil habitantes de 22 municípios da área de abrangência do hospital, que dispõe de 70 leitos e várias especialidades com suporte de exames gráficos, de imagem e de patologias clínicas.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Usuários do hospital regional em Paragominas dispõe de atendimento psicossocial


HRPL com assistência de média e alta complexidade
              Com uma média anual de 8.450 atendimentos no setor Psicossocial do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, realizou 3.531 atendimentos de Psicologia voltado aos usuários e acompanhantes com o objetivo de proporcionar atendimento humanizado e possibilitar maior qualidade de vida aos pacientes que dependem da assistência de média e alta complexidade daquela região do Estado, que contempla 22 municípios da área de abrangência.
              Diante da importância da atuação do setor de Psicologia no ambiente hospitalar, a direção do HRPL parabeniza todos os profissionais que têm seu dia comemorado hoje, 27, e em especial, aos profissionais que desempenham essa função que, entre outras ações, participa do acompanhamento diário de pacientes com visita sistemática aos leitos, levando orientações e esclarecimentos quanto aos direitos e deveres dos seus familiares, garantindo a completude dos seus direitos sociais,  proporcionando acolhimento e a escuta, visando restauração do bem-estar biopsicossocial para uma média anual de mais de 7 mil usuários em consultas, 1.500 internados e cerca de 1.000 pacientes que passam por cirurgias. Esse procedimento é uma ação conjunta com o Serviço Social do hospital.
Profissionais do Psicossicial em atua
             Essa atuação também é realizada no Hall da recepção do HRPL. Ao visitar a mãe internada no hospital, Maria Auxiliadora, 52, assim como os demais acompanhantes, recebe orientações e informações a respeito do estado de saúde de seu familiar internado, ainda na recepção. “É muito importante ter essa atenção dos profissionais. É uma forma de nos tranquilizar e nos colocar a par, inclusive, de nossos direitos e deveres enquanto acompanhantes e usuários. Nós também somos responsáveis pela segurança e a recuperação da saúde física e mental de nossos familiares internados”, observou, agradecendo o atendimento do hospital.
              Com o importante apoio do serviço de psicologia, o atendimento Psicossocial do HRPL desdobra-se em outras atividades, entre elas, a Campanha da Vestimenta para ajudar aos usuários mais carentes, cujos donativos são arrecadados entre o corpo funcional da instituição, que apoia a ação.
              O profissional de psicologia também está inserido no Projeto de Acolhimento que é voltado para familiares dos usuários em estado grave, seguindo a vertente de acompanhar, orientar, acolher os parentes durante a internação do usuário, explicando as condições e estado clínico, sempre acompanhado de intervenção do psicólogo e assistente social.
              Segundo a psicóloga Carla Avad, o setor também participa das avaliações multiprofissionais que são provocadas para o acompanhamento nos casos dos usuários com alta programada. “Esta ação interdisciplinar possibilita ao usuário e sua família um retorno ao lar com mais tranquilidade, segurança e eficiência”, explicou, ressaltando que o atendimento Psicossocial do HRPL ratifica o acesso integral e humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS).
O hospital dispõe de 70 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e urgência e emergência. O atendimento consiste em clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia e suporte de anestesia. Oferece ainda consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia.
Setor de Pronto Atendimento
Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia,ultrassonografia,holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa, além de equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos de enfermagem.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.


segunda-feira, 3 de agosto de 2015

HRPL comemora um ano de funcionamento com seus usuários.

HRPL completa um ano de funcionamento
 Responsável pela assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, nordeste paraense, completará um ano de pleno funcionamento no dia 4/8, celebrando resultados significativos no atendimento de aproximadamente 800 mil cidadãos de 22 localidades da área de abrangência do hospital, que desde sua inauguração, já realizou 78.180 exames, 7.152 consultas ambulatoriais, 1.500 internações, mil cirurgias, destacando a resolutividade dos procedimentos com apenas 2% de transferência de pacientes, cujo atendimento seguro e humanizado impactou no índice de 97% de satisfação dos usuários.
Com 70 leitos, o atendimento especializado do hospital é garantido por uma equipe composta por 356 colaboradores diretos e indiretos. Desse total, 92% são profissionais da região, gerando emprego e renda conforme orientação do Governo do Estado, que através da parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), administra o HRPL com a oferta de várias especialidades, inclusive, neurologia e neurocirurgia.
Atendimento Psicossocial à parentes/acomoanhantes
Dos atendimentos de urgência e emergência, mais de 50% são vitimas de acidentes automobilísticos, com destaque para motocicletas. A dona de casa Maria Frazão de Almeida, 53, natural do Maranhão e residente em Paragominas, desde os 10 anos de idade, engrossa essa estatística, ao ter sofrido atropelamento de moto, quando estava com a sua motocicleta parada no centro da cidade, dia 24/12/14, que provocou fratura na tíbia. Ela passou por procedimento cirúrgico de osteosíntese com aplicação de seis parafusos e placa de liga metálica para estabilização e consolidação óssea. Após oito dias de internação, Maria Frazão recebeu alta, e passava por sessão de fisioterapia com evolutiva recuperação, até sofrer novo acidente dia 14/05, com as mesmas características do primeiro, fraturando novamente a perna esquerda, só que dessa vez o fêmur.
Júlio César é o novo diretor executivo do HRPL
Após novo atendimento, passado por exames de tomografia de joelho, a paciente está com a perna imobilizada há dois meses, com quadro de franca reabilitação com assistência do ortopedista e fisioterapeuta. “Agradeço pelo atendimento que tenho recebido do hospital e seus profissionais. Tenho certeza que se não houvesse o HRPL aqui em Paragominas eu teria até perdido a perna. Aqui sou muito bem tratada e em breve estarei caminhando sem auxilio”, disse, parabenizando o hospital pelo seu primeiro aniversário.
Presente diariamente no hospital desde o dia 25/05, familiares da paciente Francisca Maria dos Santos, 74, não perdem a esperança pela recuperação plena de sua saúde que foi abalada por uma insuficiência respiratória grave (crônica). Hoje ela apresenta quadro estável. “Sabemos que os médicos, enfermeiros estão fazendo de tudo para recuperar a saúde de nossa mãe”, disse a filha Maria Auxiliadora, 52, logo após receber orientações e informações de profissionais do atendimento psicossocial, juntamente aos demais familiares de pacientes internados na UTI do hospital. Esse acolhimento é realizado diariamente na recepção do HRPL, pelas profissionais de psicologia e serviço social.
Do outro lado do atendimento, a técnica de enfermagem Damiana Bruno do Nascimento, 31, que atua na UTI adulto, comemora o primeiro aniversário do hospital que a admitiu em seu quadro funcional em julho de 2014. “Tenho muito orgulho em participar do início dessa história que estou ajudando a construir”, disse, afirmando que se sen
te realizada profissionalmente e pessoalmente, já que é de Aurora do Pará, mas construiu sua família em Paragominas, desde 2011.
Maria Auuxiliadora
Para o diretor Executivo do HRPL, Júlio César Garcia, o corpo funcional e os usuários têm muito a comemorar com o aniversário de um ano do hospital. “É com muita satisfação que celebramos a data. O aniversário é nosso, mas quem ganha o presente são os usuários do serviço com assistência especializada, humanização e equipe multiprofissional capacitada. É um grande orgulho fazer parte desse projeto do Governo do Estado. Parabéns para todos nós”, ressaltou, destacando ainda a importante parceria com a gestão municipal.
Júlio César desta também que recente o hospital recebeu o certificado Tecnologia Limpa: Pró-Sustentabilidade da Ecologia Humana e do Planeta, o selo ASP-STERRAD, emitido pelo Instituto MAIS, que é uma instituição privada sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e capacitação socioambiental.
Profissionais capacitados alta tecnologia
Júlio César ressalta que não haverá festa. “Vamos comemorar a data com oferta de serviços à população no dia  4, na Praça da Matriz, com aferição de pressão arterial e glicemia, distribuição de material educativo sobre os serviços oferecidos pelo hospital, entre outros”.
Nesse período de atendimento, o HRPL também realizou 7.422 sessões de fisioterapia, 4.929 atendimento do Serviço Social, 3.531 atendimentos de Psicologia, foram ministrados 842 treinamento com 14.466 horas de capacitação. Em quase um ano o Serviço de Nutrição serviu 121.284 refeições.
O atendimento prestado pelo HRPL compreende a Região de Saúde Metropolitana III que é regulada pelos municípios pactuados do 3° e  5° Centros Regionais de Saúde
Damiana Nascimento
 (3° e 5° CRS), composto por Aurora do Pará, Capitão Poço, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Paragominas, Santa Maria do Pará, Sâo Miguel do Guamá, Ulianópolis, Castanhal, Curucá, Iagarapé Açu, Inhangapi, Magalhães Barata, Maracanã, Marapanim, São Domingos do Capim, São Franscico do Pará, São João da Ponta e Terra Alta.
O atendimento consiste em clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia. Oferece ainda consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia.
Maria Frazão e o médico ortopedista Wilton Nery
Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia,ultrassonografia,holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa, além de equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.
Serviço:
O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.