sexta-feira, 18 de março de 2016

Hospital Regional em Paragominas adere a projeto social que atende crianças e jovens da região

HRPL adere ao Projeto Juquinha
 O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, nordeste paraense, é o mais novo parceiro do “Projeto Juquinha” que há 12 anos atende crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, visando o desenvolvimento da coordenação motora e neurológica de  128 crianças e adolescentes carentes da região.
O trabalhão desenvolvido pela Associação José Pereira de Farias, mais conhecida como “Projeto Juquinha”, recebeu a visita do Grupo Técnico de Humanização (GTH) do HRPL, dia nove deste mês, e o primeiro fruto dessa parceria será a implantação, nas instalações do hospital, do “Cantinho do Juquinha”, onde os colaboradores, médicos e população em geral poderão conhecer um pouco mais do trabalho realizado com as crianças, além de auxiliar com doações de gêneros alimentícios, materiais de higiene e limpeza.
Projeto estreita relação com o HRPL
Durante a visita, a equipe de profissionais do HRPL foi recepcionada pela presidente do projeto, Patrícia Sílvia Leite e diretores, que apresentou a instituição, as crianças, as atividades realizadas e a história do projeto, que tem uma fila de espera com 190 crianças e jovens que necessitam de cuidados especiais proporcionados por fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogas, psicopedagogas, dentista, neurofisiatra e fonoaudióloga  . “Todos saíram de lá sensibilizados em fortalecer a parceria que se inicia”, disse o diretor Executivo do HRPL, Júlio César Garcia, sobre o projeto que atende menores oriundos de famílias carentes  e muitas das vezes desestruturadas  por razões econômicas, sociais  e culturais.
“Centenas de crianças estão aguardando a oportunidade para iniciarem o processo de reabilitação no projeto Juquinha, que merece nossa atenção e empenho para ampliar cada vez mais sua abrangência”, comentou Júlio Garcia que passou a integrar, de forma voluntária, o quadro da diretoria do Projeto Juquinha Gestão 2016/2017.
Profissionais do HRPL conhecem instalações do  projeto 
O projeto sobrevive com recursos de convênio com a Prefeitura de Paragominas, ações de voluntariado e doações da sociedade. Segundo Patrícia Sílvia Leite, além do desenvolvimento neurológico e motor das nossas crianças, o Projeto Juquinha tem como objetivos formar cidadãos éticos e críticos e prepará-los na inserção da sociedade, no mercado de trabalho, resgatando assim a cidadania.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Direção do HRPL denúncia estelionato


HRPL atende cerca de 800 mil habitantes da região
 A direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste do Estado, alerta à população em geral sobre a ação de estelionatário que está fazendo ligação telefônica para familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto do hospital para cobrar pagamento por procedimentos, medicamentos e/ou realização de exames complementares, que o Sistema Único de Saúde (SUS) não cobriria. Isso não procede. É golpe e deve ser comunicado imediatamente à direção do hospital e na delegacia de Polícia da cidade.
Das quatro famílias identificadas, três delas pagaram pelo “serviço”. Ao procurar a direção do HRPL para esclarecimentos, uma delas deixou de pagar a quantia de R$ 1.400 “por uma bateria de exames” necessária para realização de cirurgia do parente internado. Desconfiados, membros da família decidiram procurar a direção do hospital para questionamentos sobre a cobrança indevida, tendo em vista que se trata de um hospital do SUS.
As vítimas do golpe recebem ligação de um suposto médico do hospital, originada de uma cidade do Mato Grosso (código telefônico 65). Para extorquir dinheiro dos familiares, já fragilizados com o estado de saúde de seus parentes, ele usa frases evasivas sobre  a suposta evolução do quadro de saúde dos pacientes na UTI. Essas vítimas acabam sendo presas fáceis do estelionatário, que passa dados de uma conta corrente em nome de Adriele Aparecida Porto.
Júlio Garcia denuncia golpe à polícia
De acordo com o diretor Executivo do HRPL, Júlio César Garcia, o golpe só veio à tona no final da tarde desta terça-feira (8), quando membros de uma família procuraram a direção do HRPL para explicações. Após providenciar o  Boletim de Ocorrrência (BO) na delegacia de Paragominas, Júlio Garcia ressalta e alerta à população e usuários da assistência prestada pelo hospital naquela região, que é ilegal qualquer tipo de cobrança por serviços, medicamentos ou procedimentos.
“Qualquer dúvida nesse sentido, os usuários e ou familiares devem nos procurar imediatamente para maiores esclarecimentos. Infelizmente ainda têm pessoas que se aproveitam da fragilidade de famílias com parentes enfermos para tirar proveito. Fiquem atentos. Hospital do SUS não cobra pagamento de seus usuários. Isso não procede. Não existe”, acentuou, informando que infelizmente três famílias caíram no golpe e depositaram a quantia pedida pelo estelionatário.
Pacientes foram alvos de estelionatário
Outras providências internas do hospital já estão sendo tomadas para alertar colaboradores e usuários sobre a tentativa de golpe, entre elas, o registro de todos os contatos para informar corretamente todas as famílias em face do problema. “Já alertamos as chefias e telefonistas para que orientem todos os colaboradores quanto ao recebimento de ligações julgadas suspeitas”, comentou.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Curso beneficiará pacientes em situações de urgência no nordeste paraense

Diretor de Enfermagem Clóvis Guse
Melhorar ainda mais a prestação de cuidados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com abrangência de 22 municípios do  3º e 5º Centros Regionais de Saúde do Estado do Pará, que compreende cerca de 800 mil habitantes, é um dos principais objetivos curso de “Qualificação de enfermeiros e técnicos de enfermagem”, que será promovido pela direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas a partir do dia 31 deste mês. A ação beneficiará diretamente o atendimento de pacientes em situações de urgência e egressos do hospital.
Com 70 leitos, sendo que 20 para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o HRPL tem a responsabilidade de oferecer assistência de média e alta complexidades nas mais diversas especialidades. Somente no ano passado, efetivou o atendimento ambulatorial e de Pronto Atendimento para 14.292 pacientes, o que exige a capacitação constante dos profissionais de enfermagem dos municípios de origem para atuação técnica e adequada em todos os processos do procedimento desde o atendimento , passando pelo fluxo de encaminhamento ao HRPL até  após a alta hospitalar.  
De acordo com o diretor Executivo do HRPL, Júlio César Garcia, esta capacitação vem ao encontro da missão do hospital em promover a gestão médico-hospitalar de excelência com equipes multidisciplinares comprometidas com a qualidade, com a ética e com a valorização profissional e humana na prestação de assistência à saúde. Já o início do treinamento foi decidido após reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), dia 17/02, no município de Castanhal, por ocasião da apresentação das estatísticas de atendimento do HRPL, em 2015. “Aproveitamos a oportunidade para apresentar o projeto que foi muito bem aceito pelos secretários de Saúde e demais profissionais de saúde presentes no encontro”, destacou.
Atendimento multiprofissional 
O Curso está sendo organizado pelo diretor de Enfermagem, Clóvis Guse, e pelo Fisioterapeuta Eduardo Rocha, com o apoio da Enfermeira Julyeth Nascimento, do Núcleo de Educação Permanente(NEP). Clovis Guse afirma que a capacitação também é muito importante para os profissionais de outros hospitais de referência, que necessitem de cuidados no manuseio de gastrostomias, traqueostomias, sondas, curativos etc.
A capacitação oferecerá 25 vagas e será realizada uma vez por mês, nas dependências do HRPL. Pela manhã serão ministradas aulas teóricas e no período da tarde, aulas práticas, com montagem de estações de vivência para melhor absorção do conteúdo apresentado. De acordo com ele, cada participante passará por duas provas teóricas: uma no início e outra ao final do curso. Haverá distribuição de  material didático, visando a multiplicação das informações adquiridas aos demais profissionais dos municípios de origem. O curso será ministrado pela equipe multidisciplinar doHRPL, composta por enfermeiros, fisioterapeutas e nutricionistas.
Diretor Executivo Júlio César Garcia
Com intenso fluxo de atendimento, em 2015 o HRPL garantiu a realização de 1.713 cirurgias em seus mais diversos portes, 2.967 atendimentos na Urgência,  97.233 exames (internos e externos), 11.319 consultas ambulatoriais de diversas especialidades,14.817 sessões de fisioterapias (usuários das clínicas e UTI), 13.689 atendimentos do Serviço deAtendimento ao Usuário (SAU), 7.549 atendimentos do Serviço Social e 3.615 no setor de Psicologia. Esses números não são apenas estatísticas, são pessoas atendidas e que tiveram na equipe multiprofissional do hospital, o cuidado na assistência com qualidade e humanização.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Hospital regional em Paragominas homenageia colaboradoras e usuárias

HRPL homenageia suas colaboradoras e usuárias
O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, promoverá homenagem ao Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira, 8, para colaboradoras, usuárias e acompanhantes com palestras educativas com temas sobre prevenção à saúde, bem estar, direitos, atividades laborais, dicas de beleza, além de sorteio de brindes.
Durante as ações, a equipe multiprofissional do hospital evidenciará a importância da assistência de média e alta complexidades oferecidas aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 22 municípios compreendidos pelo 3º e 5º Centros Regionais de Saúde do Estado do Pará, que corresponde a cerca de 800 mil habitantes daquela região do Estado, especialmente, ao segmento feminino.
A programação será aberta oficialmente às 8h, pelo diretor Executivo do HRPL, Júlio César Garcia do HRPL,  na área de recepção do hospital. Em seguida, a titular da Delegacia da Mulher de Paragominas,  Mahenalwa Helena Melo, ministrará palestra sobre “Direitos da Mulher”. Logo após, o público presente assistirá o tema  “História, lutas e conquistas da Mulher”, que será proferida pelas assistes sociais Lucinete Sarge e Cláudia Lopes.
O evento comemorativo com oferta de dicas e serviços de beleza pela consultora da empresa Mary Kay, Kleydiane Bandeira. A programação festiva será encerrada com atividade Laboral e sorteio de brindes, com o educador físico, Adriano Silva, do NEP. As mesmas atividades serão retomadas pela parte da tarde.
O diretor Executivo do HRPL, Júlio Garcia agradece o desempenho e dedicação de cada colaboradora e parabeniza todas as usuárias pelo Dia da Mulher. “Destinamos investimentos para o crescimento profissional e humano de nossos colaboradores e melhoria constantes às ofertas de serviços aos nossos usuários”.
A ação levará orientações diversas aos públicos do hospital
Com 70 leitos, sendo que 20 para UTI, o Regional do Leste oferece clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia.
Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia, ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa, ressaltando-se ainda o apoio de uma equipe multiprofissional formada por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, farmacêuticos e técnicos de enfermagem.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.