quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Hospital Regional em Paragominas realizou quase 150 cirurgias em três meses

Manoel Franco agradece o atendimento recebido no HRPL
O atendimento especializado disponibilizado pela equipe multiprofissional do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, salvou a vida do paciente Manoel Franco da Silva, 41 anos, solteiro, proveniente do município de Ipixuna do Pará, ao dar entrada no hospital, pelo atendimento do SAMU que encaminhou a vítima de ferimento de arma branca para o hospital regional.em caráter emergencial.
Estado grave, ele passou por uma cirurgia de emergência,  exploratória abdominal, sendo realizada nefrectomia esquerda (retirada do rim), devido o trauma lesionar em um dos rins. Passado a gravidade, Manoel Franco, comemora o resultado final do atendimento e acredita que não sobreviveria se não houvesse o HRPL com toda a estrutura de assistência de média e alta complexidade, equipamento de última geração e profissionais altamente capacitados.
Agradecido, ele  não vê a hora de voltar ao convívio de sua família, em Ipixuna que faz parte do 5° Centro Regional de Saúde (5° CRS), além de Paragominas, Aurora do Pará, Capitão Poço, Dom Elizeu, Garrafão do Norte, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, São Miguel do Guamá, Santa Maria e Ulianópolis.
HRPL oferece atendimento de qualidade e humanizado
 Manoel Franco foi um dos 145 pacientes que passaram por procedimento de cirurgias no HRPL entre agosto e outubro deste ano. Outros dados revelam a importância e a dimensão do atendimento médico do HRPL naquela região: foram 259 internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que possui 20 dos 80 leitos do hospital; 217 internações de várias especialidades e 641 atendimentos no ambulatório e setor de Pronto Atendimento. Mas, para garantir a qualidade no atendimento, foram realizados 127 cursos aos colaboradores do hospital, nesse período também.
Para o diretor de Enfermagem, Clovis Guse, o HRPL pratica uma gestão que promove o cuidado humanizado aos pacientes, visando atender todas as necessidades. “Atendemos os usuários como seres biopsicossociais e não apenas como portador de uma doença. Oferecemos ainda acompanhamento psicológico, assistência social, serviço médico e de enfermagem especializado, serviço de nutrição e dietética, além da assistência segura livre de infecção hospitalar”, pontuou o enfermeiro.
O hospital é atende usuários de 11 municípios do Capim
Mas, ele observa que para obter acesso ao atendimento do HRPL, inicialmente o usuário tem que ser habitante  de um dos municípios pactuados do 5° CRS, passar por avaliação da central de regulação do município e/ ou ser encaminhado pelo Hospital Regional ou encaminhado pelo SAMU. “Mas outras situações podem ser analisadas para atendimento”, disse Clovis, lembrando, no entanto, que o HRPL não é um hospital de abertas. O atendimento oferecido é de média e alta complexidade.
Com a responsabilidade de garantir atendimento para cerca de 500 mil pessoas de 11 municípios da região do Capim, o HRPL dispõe de 80 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Urgência/Emergência, com uma estrutura para atendimento em clínica médica, cardiologia, clínica cirúrgica, endocrinologia, mastologia, neurocirurgia/neurologia, anestesiologista, ginecologia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia. Todos esses serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia, , ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa.

Serviço:?O HRPL fica na rua Adelaide Bernardes S/N, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos fones: (91) 3739-1046, 3739-1253 e 3739-1102.

Nenhum comentário:

Postar um comentário