sábado, 7 de novembro de 2015

Hospital regional em Paragominas engaja no Novembro Azul e faz triagem clínica para exame de sangue para detecção do câncer da próstata

Colaboradores aderem à campanha

Direção HRPL apoia Novembro Rosa

Clima de animação e esclarecimentos no HRPL

Dr. João Lucídio
 A direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL) em Paragominas, no nordeste paraense, engaja em nova campanha: “Novembro Azul” para conscientização e alerta à população masculina sobre o câncer da próstata que atinge 7% dos homens no Brasil, a partir dos 65 anos. O HRPL iniciou a campanha desde o dia dois deste mês e, se estenderá até o final do período, com diversas ações preventivas como triagem médica, oferta de exames de sangue aos homens, palestras, distribuição de material educativo, laços de cor azul, entre outras, destinadas aos colaboradores, usuários e acompanhantes.
Segundo o diretor Técnico do hospital, dr. João Lucídio, durante todo o mês, após a triagem clínica, entre os usuários do sexo masculino, se houver a necessidade, eles serão encaminhados para realização do exame de sangue PSA (Antígeno Prostático-Específico), e em caso de alteração, será encaminhamento ao urologista, cuja especialidade é oferecida pelo hospital.
“Nossa missão é alertar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, que atualmente é a segunda causa de mortalidade por neoplasias, entre a população masculina do País”, disse o médico, informando que essa mobilização mundial e visa conscientizar os homens para que façam o exame de próstata, principalmente aos 50 anos. “Quem tem histórico familiar da doença, deve fazer bem mais cedo, por volta dos 40 anos”. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, por ano, são feitos no Brasil cerca de 69 mil diagnósticos de câncer de próstata. 
Diante do cenário , João Lucídio aconselha os homens a procurar a assistência médica para fazer os exames de toque retal e o de sangue. “Deixem o preconceito de lado. A saúde é mais importante. O diagnóstico precoce é um importante aliado para a prevenção e a cura de 80% dos casos de câncer da próstata”, alertou, apostando na participação da comunidade à campanha.
A campanha está sendo coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), através da pedagoga Merciana Ceretta, com apoio de outros setores para o desenvolvimento de palestras diárias, até final do novembro, com temas relacionados à saúde do homem. Está programado ainda, palestra com o médico Urologista Laureno Norat, em data a ser definida.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.


Nenhum comentário:

Postar um comentário