quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Hospital Regional Público do Leste adere ao Novembro Azul


Clovis Guse ministra palestra sobre câncer de próstata

O Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas, no nordeste paraense, aderiu à campanha do Novembro Azul, dirigida à sociedade e ao público masculino sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações, voltadas para funcionários e usuários, ocorrem até o fim do mês. Palestras, orientações, cartazes, faixas informativas e a decoração hospitalar estão em tons de azul para despertar a atenção à doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 68 mil novos casos devem ser registrados no Brasil este ano.
O hospital regional adere às diversas mobilizações em favor da melhoria da saúde pública do Estado. Mês passado, o hospital participou do movimento mundial do Outubro Rosa, em combate ao câncer de mama, destacando a importância de ações preventivas de combate a esse tipo de doença, que deve vitimar mais de 60 mil mulheres até o fim de 2014, segundo dados do Inca.
A campanha ocorreu durante todo o mês de outubro, com ações internas e externas, resultando na distribuição de 500 panfletos, apresentação de palestras, orientações e em 203 atendimentos, entre oferta de serviços de verificação de glicemia, pressão arterial e encaminhamentos para o Papanicolau (exame que verifica alterações nas células do colo do útero) e citologia mamária.
HRPL adere ao Novembro Azul
Segundo o diretor de Enfermagem do hospital, Clóvis Guse, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens – o segundo é o câncer de pele. O Ministério da Saúde recomenda que homens acima de 40 anos façam pelo menos uma vez ao ano os exames que podem diagnosticar precocemente a doença. “Os exames para detectar o câncer de próstata são o toque retal e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico)”, reforça.
O Hospital Regional Público do Leste oferece mão de obra especializada, com a responsabilidade de garantir atendimento para cerca de 500 mil pessoas de onze municípios da região do Capim. Com 80 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e urgência e emergência, o hospital garante estrutura para atendimento em clínica médica, cardiologia, clínica cirúrgica, endocrinologia, mastologia, neurocirurgia/ neurologia, anestesiologista, ginecologia, urologia/ oncologia e traumatologia/ ortopedia.
Clovis destaca faixa sobre mobilização do novembro azul
Todos os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia, ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa. O hospital fica na rua Adelaide Bernardes s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046, 3739-1253 e 3739-1102.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Hospital Regional em Paragominas realizou quase 150 cirurgias em três meses

Manoel Franco agradece o atendimento recebido no HRPL
O atendimento especializado disponibilizado pela equipe multiprofissional do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, salvou a vida do paciente Manoel Franco da Silva, 41 anos, solteiro, proveniente do município de Ipixuna do Pará, ao dar entrada no hospital, pelo atendimento do SAMU que encaminhou a vítima de ferimento de arma branca para o hospital regional.em caráter emergencial.
Estado grave, ele passou por uma cirurgia de emergência,  exploratória abdominal, sendo realizada nefrectomia esquerda (retirada do rim), devido o trauma lesionar em um dos rins. Passado a gravidade, Manoel Franco, comemora o resultado final do atendimento e acredita que não sobreviveria se não houvesse o HRPL com toda a estrutura de assistência de média e alta complexidade, equipamento de última geração e profissionais altamente capacitados.
Agradecido, ele  não vê a hora de voltar ao convívio de sua família, em Ipixuna que faz parte do 5° Centro Regional de Saúde (5° CRS), além de Paragominas, Aurora do Pará, Capitão Poço, Dom Elizeu, Garrafão do Norte, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, São Miguel do Guamá, Santa Maria e Ulianópolis.
HRPL oferece atendimento de qualidade e humanizado
 Manoel Franco foi um dos 145 pacientes que passaram por procedimento de cirurgias no HRPL entre agosto e outubro deste ano. Outros dados revelam a importância e a dimensão do atendimento médico do HRPL naquela região: foram 259 internações na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que possui 20 dos 80 leitos do hospital; 217 internações de várias especialidades e 641 atendimentos no ambulatório e setor de Pronto Atendimento. Mas, para garantir a qualidade no atendimento, foram realizados 127 cursos aos colaboradores do hospital, nesse período também.
Para o diretor de Enfermagem, Clovis Guse, o HRPL pratica uma gestão que promove o cuidado humanizado aos pacientes, visando atender todas as necessidades. “Atendemos os usuários como seres biopsicossociais e não apenas como portador de uma doença. Oferecemos ainda acompanhamento psicológico, assistência social, serviço médico e de enfermagem especializado, serviço de nutrição e dietética, além da assistência segura livre de infecção hospitalar”, pontuou o enfermeiro.
O hospital é atende usuários de 11 municípios do Capim
Mas, ele observa que para obter acesso ao atendimento do HRPL, inicialmente o usuário tem que ser habitante  de um dos municípios pactuados do 5° CRS, passar por avaliação da central de regulação do município e/ ou ser encaminhado pelo Hospital Regional ou encaminhado pelo SAMU. “Mas outras situações podem ser analisadas para atendimento”, disse Clovis, lembrando, no entanto, que o HRPL não é um hospital de abertas. O atendimento oferecido é de média e alta complexidade.
Com a responsabilidade de garantir atendimento para cerca de 500 mil pessoas de 11 municípios da região do Capim, o HRPL dispõe de 80 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Urgência/Emergência, com uma estrutura para atendimento em clínica médica, cardiologia, clínica cirúrgica, endocrinologia, mastologia, neurocirurgia/neurologia, anestesiologista, ginecologia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia. Todos esses serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia, , ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa.

Serviço:?O HRPL fica na rua Adelaide Bernardes S/N, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos fones: (91) 3739-1046, 3739-1253 e 3739-1102.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

O HRPL instalou CCIH



O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) agora já possui sua Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) composta pelo diretor Técnico João Lucídio (Presidente);
Francis Carolina (Vice presidente); e a enfermeira Leyde Almeida (Secretária). A reunião para criação e posse da comissão foi realizada no dia 28/10.
Participaram da reunião: o diretor Executivo do HRPL, Adriano Flavio; a coordenadora de Enfermagem, Ana Cláudia; o diretor de Enfermagem, Clovis Guse; a gerente de Logistica Francis Carolina; a Coordenadora do SCIH, a enfermeira Leyde Almeida; o diretor Administrativo e Financeiro, Cledes Silva; a responsável pelo SND Rita Sarmento; a coordenadora do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAL), Fabricia Brasil; a enfermeira do CME, Rayanne Alves; a coordenadora de Enfermagem,  Verônica Lima; e o diretor Técnico, João Lucídio e Eurilene.
A comissão da CCIH foi formada por: 
Essa comissão realizará reunião mensal para discussão e solução de questões voltadas para Infecção Hospitalar e Assistência Segura ao Paciente.

HRPL promove capacitação contínua aos seus colaboradores



Técnicos do Hospital Regional Público do Leste (HRPL) passaram por mais uma capacitação. Agora trata-se do treinamento para uso do equipamento de Eletroencefalograma, cuja agenda para realização do referido exame  foi aberta a partir desta segunda-feira,3, aos usuários regulados pelos seus respectivos atendidos pelo hospital.
O HRPL investe constantemente em capacitação
O foco do treinamento foi o corpo funcional do setor da Enfermagem, para garantir maior segurança tanto na manipulação do aparelho, como também maior exatidão no diagnóstico dos exames.
Fizeram parte do treinamento: o diretor de Enfermagem,Clovis Guse, a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a enfermeira Leyde Almeida; a enfermeira Natália Donatelli, as técnicas de Enfermagem, Ana Wellida e Adriana Cesário; além do fisioterapeuta Eduardo Rocha.

O HRPL oferece mão de obra especializada na assistência de média e alta complexidade. Com a responsabilidade de garantir atendimento para cerca de 500 mil pessoas de 11 municípios da região do Capim, o HRPL dispõe de 80 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Urgência/Emergência, com uma estrutura para atendimento em clínica médica, cardiologia, clínica cirúrgica, endocrinologia, mastologia, neurocirurgia/neurologia, anestesiologista, ginecologia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia.
O hospital já oferece o exame de eletroencefalograma
Todos esses serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia, mamografia, ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa.
Serviço:
O HRPL fica na rua Adelaide Bernardes S/N, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos fones: (91) 3739-1046, 3739-1253 e 3739-1102