quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Hospital Regional Público do Leste adere ao Novembro Azul


Clovis Guse ministra palestra sobre câncer de próstata

O Hospital Regional Público do Leste, em Paragominas, no nordeste paraense, aderiu à campanha do Novembro Azul, dirigida à sociedade e ao público masculino sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações, voltadas para funcionários e usuários, ocorrem até o fim do mês. Palestras, orientações, cartazes, faixas informativas e a decoração hospitalar estão em tons de azul para despertar a atenção à doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 68 mil novos casos devem ser registrados no Brasil este ano.
O hospital regional adere às diversas mobilizações em favor da melhoria da saúde pública do Estado. Mês passado, o hospital participou do movimento mundial do Outubro Rosa, em combate ao câncer de mama, destacando a importância de ações preventivas de combate a esse tipo de doença, que deve vitimar mais de 60 mil mulheres até o fim de 2014, segundo dados do Inca.
A campanha ocorreu durante todo o mês de outubro, com ações internas e externas, resultando na distribuição de 500 panfletos, apresentação de palestras, orientações e em 203 atendimentos, entre oferta de serviços de verificação de glicemia, pressão arterial e encaminhamentos para o Papanicolau (exame que verifica alterações nas células do colo do útero) e citologia mamária.
HRPL adere ao Novembro Azul
Segundo o diretor de Enfermagem do hospital, Clóvis Guse, o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens – o segundo é o câncer de pele. O Ministério da Saúde recomenda que homens acima de 40 anos façam pelo menos uma vez ao ano os exames que podem diagnosticar precocemente a doença. “Os exames para detectar o câncer de próstata são o toque retal e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico)”, reforça.
O Hospital Regional Público do Leste oferece mão de obra especializada, com a responsabilidade de garantir atendimento para cerca de 500 mil pessoas de onze municípios da região do Capim. Com 80 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e urgência e emergência, o hospital garante estrutura para atendimento em clínica médica, cardiologia, clínica cirúrgica, endocrinologia, mastologia, neurocirurgia/ neurologia, anestesiologista, ginecologia, urologia/ oncologia e traumatologia/ ortopedia.
Clovis destaca faixa sobre mobilização do novembro azul
Todos os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia, ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa. O hospital fica na rua Adelaide Bernardes s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046, 3739-1253 e 3739-1102.

Nenhum comentário:

Postar um comentário