Visita avalia estado geral do paciente em UTI |
Redução do tempo de permanência na Unidade de Terapia
Intensiva (UTI), melhor planejamento da assistência sistematizada ao paciente e
refinamento da qualidade do atendimento. São alguns dos principais objetivos da
visita clínica na UTI, que é um novo procedimento adotado pelo Hospital
Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, nordeste paraense, e que vem
revelando resultados significativos na evolução do estado de saúde do paciente,
a partir da visão global e abordagem holística da equipe multiprofissional,
sobre cada caso.
De janeiro a março deste ano, foi registrado um total
de 358 internações nas clínicas e 80 na UTI, que dispõe de 20, dos 70 leitos
disponíveis no hospital, que oferece
assistência de média e alta complexidade para cerca de meio milhão de pessoas
de onze municípios da Região do Capim.
Segundo o diretor Técnico, dr João Lucídio, a visita clínica
feita nos leitos da UTI, conta com a interação de todos os profissionais em
atendimento aquele paciente. “Durante o procedimento, o médico conduz a
discussão, com relato clínico e diagnóstico, evolução, tratamentos realizados e
propostos. A partir dai, os demais profissionais relatam objetivamente as suas
condutas dando conhecimento coletivo sobre o caso do paciente, que viabilizará
informações gerais sobre estado do paciente aos familiares e à direção do
hospital”, explicou, evidenciando a importância do acolhimento profissional e
humanizado.
HRPl inova e melhora qualidade de atendimento |
O diretor de Enfermagem, Clóvis Guse, também pontuou
outros benefícios com a visita clínica na UTI, entre eles, a elaboração do
plano terapêutico específico, individualizado, único, além de convocar maior
integração entre os profissionais e familiares dos pacientes. “Com essa atuação viabilizamos a
melhoria contínua da qualidade prestada ao paciente; aprimoramento
profissional, pois a abordagem multi amplia a visão do profissional frente as
ações dos demais; direciona as ações e melhora o desempenho do time; e
maior qualidade dos registros” enumerou .
De acordo com o diretor Executivo do HRPL, Adriano de
Lima, a busca constante pela melhoria do atendimento faz parte das diretrizes
do hospital que prima pela
qualidade e excelência dos serviços prestados à comunidade. Segundo ele, no
primeiro trimestre deste ano, foram efetivadas um total de 438 internações,
1.719 pacientes/dia das clínicas e 671 pacientes/dia na UTI.
O HRPL tem atendimento regulado pelos municípios
pactuados do 5° Centro Regional de Saúde (5° CRS), composto por Paragominas,
Capitão Poço, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do Pará, Irituia, Mãe do
Rio, Nova Esperança do Piriá, São Miguel do Guamá, Santa Maria e Ulianópolis.
HRPL com média e alta complexidade |
O hospital dispõe de 70 leitos, sendo 20 de Unidade de
Terapia Intensiva (UTI) Adulto e urgência e emergência. O atendimento consiste
em clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia,
traumatologia/ortopedia e suporte de anestesia. Oferece ainda consultas
ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica,
neurologia/neurocirurgia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia.
Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e
terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia, ultrassonografia, holter, eletroencefalograma,
eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa, além de médicos, enfermeiros e técnicos de
enfermagem, bem como a equipe
multiprofissional com fisioterapeutas,
nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos
e farmacêuticos.
Serviço: O
Hospital Regional do Público do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes,
s/nº, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91)
3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.
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