sábado, 28 de novembro de 2015

Hospital Regional em Paragominas conduz curso para melhorar atendimento em UTI




Curso com participação significativa
A partir desta sexta-feira, 27, a direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, conduzirá o curso “Construindo uma UTI de alta performance”, promovido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e organizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), com a finalidade de despertar nos profissionais que atuam no serviço uma consciência de trabalho integrado da equipe, mas sobretudo, de expandir os cuidados clínicos para uma visão sistêmica e de gestão nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI’s). O curso prossegue neste sábado, 28.
A ação será destinada aos profissionais de saúde em geral: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, gestores hospitalares, entre outros, do estado do Pará, oferecendo 20 horas de curso com aulas teóricas e práticas para melhorar o desempenho e as habilidades dos profissionais nas mais diversas situações.
INDSH investe na qualificação profissional
Para o diretor Médico Operacional do INDSH, Cesar Bortoluzo, os bons resultados em UTI podem ser obtidos com organização e trabalho em equipe. “O principal objetivo do curso é criar entre os participantes esta consciência e entusiasmo necessário para mudança”, ressaltou, reafirmando a importância de conscientizar os profissionais sobre a importância de abordar questões organizacionais.
“Não podemos nos concentrar exclusivamente em situações clínicas e fatores relacionados ao paciente”, observou Bortoluzo, apostando na presença de público nesse evento que é inédito na região e área de abrangência do HRPL.
Oportunidade inédita para melhorar cada vez mais o serviço
O curso será dividido em quatro módulos: Gestão e Qualidade; Segurança em UTI; Organização e Gerenciamento da UTI e as Oficinas Práticas. Durante a capacitação, serão enfatizadas algumas evidências de uma UTI bem organizada, com a prática de uma cultura centrada no paciente, forte liderança médica e de enfermagem, comunicação eficaz e coordenada, abordagem transparente e colaborativa para a resolução de problemas e gestão de conflitos.
Já para garantir a melhora da performance em UTI, são necessários alguns fatores decisivos, entre eles, trabalho integrado e efetivo da equipe multidisciplinar; alta intensidade de cobertura por médicos especialistas em UTI; presença de diretor de UTI em tempo integral; maior proporção enfermeiros X pacientes; presença de enfermeiro no round diário da UTI; uso de alerta e lembretes baseados em sistemas de computador, entre outros.
Treinamento com aulas prática e téorica
Para o diretor Executivo do HRPL, Júlio César Garcia, o evento é um marco na área da saúde da região. “É uma excelente oportunidade para capacitação de um serviço de extrema importância no ambiente hospitalar, onde a tecnologia é muito importante, mas a atuação profissional, capacitada e humanizada é fator decisivo para evolução dos pacientes”, comentou.
Serviço: Treinamento “Construindo uma UTI de alta performance”.
Local: Auditório - Hotel Mavil
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-02

Nenhum comentário:

Postar um comentário