sábado, 20 de fevereiro de 2016

Atendimento no HRPL leva bem estar e maior acolhimento aos usuários




Equipe multiprofissional visita UTI e integra informações
Atendendo Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), que há mais de um ano e meio presta assistência de média e alta complexidade na Região do Capim e abrangência, em 2015,efetivou 13.093 intervenções diárias pelo setor Psicossocial, no acompanhamento dos usuários hospitalizados nas enfermarias das Clínicas Médica, Cirúrgica, Pronto Atendimento (PA) e na Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I) adulto, além do acolhimento e orientação aos familiares e acompanhantes de usuários.
O resultado prático dessas atividades assegura um atendimento mais ágil aos usuários e maior esclarecimento quanto ao quadro clínico de cada usuário e de forma sistemática. Vinculado a Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI), a equipe do setor Psicossocial identifica as demandas necessárias à melhoria constante da assistência. De acordo com o diretor Cledes Silva, dessa forma, o Psicossocial segue a visão de humanização também proposta pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o qual propõe humanizar a prestação de assistência à saúde, visando a restauração do bem-estar físico, psíquico e social, em benefício da comunidade.
Profissionais repassam importantes informações aos usuários
Dos projetos desenvolvidos, destacamos a Visita Psicossocial realizada diariamente junto aos usuários das enfermarias Clínica Cirúrgica; Médica e PA para dar suporte à prestação de atendimento e acompanhamento psicossocial individualizado, via orientações ao usuário e/ou familiares, durante o período de hospitalização, possibilitando acesso às orientações sobre seus direitos e benefícios, visando o bem-estar biopsicossocial do assistido, e assim, contribuir para a eficácia do tratamento clínico e reabilitação, somando um total de 9.861 atendimentos em 2015.
Outro importante projeto é o da Visita Multiprofissional, o qual visa reduzir o impacto emocional de familiares com usuários internados em estado grave, levando esclarecimentos sobre a evolução do quadro clínico que o usuário poderá apresentar, frisando o acolhimento e o suporte emocional. Para tanto, a equipe de duas assistentes sociais e uma psicóloga, compõe grupo de “Visita Multiprofissional”, junto aos usuários da UTI, baseando a atividade na relação recíproca entre intervenções técnicas, que em 2015 resultou em 149 atendimentos.
Informações diversas para bem estar dos usuários
Já o Acolhimento Psicossocial junto aos visitantes/familiares dos usuários da U.T.I, fechou as atividades ano passado com 1.160 atendimentos com orientações referentes às normas e rotinas da UTI, incluindo informações sobre visitas/horários, vestimentas adequadas para acesso ao setor, além de abordagens sobre seus direitos enquanto usuários.
O Diretor Administrativo e Financeiro (DAFI) do HRPL ressaltou ainda o projeto em Educação e Saúde, que promove mini palestras diariamente aos usuários que aguardam por atendimento ambulatorial, com abordagem de assuntos diversos e de interesse coletivo. Foram 551 atendimentos em 2015.
Também em 2015 foram oferecidos 1.372 atendimentos na Recepção P.A. e sala do Serviço Social, com atuação sempre focada nos familiares dos usuários hospitalizados, e de forma humanizada aos que chegam ao HRPL, referenciados ou não, esclarecendo sobre os serviços oferecidos e as normas vigentes do hospital.
Cledes Silva finaliza sinalizando ainda a importância da Campanha de Vestimenta promovida pela equipe Psicossocial e direcionada aos colaboradores do hospital que doam roupas para usuários em situação vulnerável. “A gestão não mede esforços em priorizar o bem estar e a satisfação de nossos usuários. Agradecemos o empenho da equipe multiprofissional que busca incessantemente a qualidade e o atendimento humanizado”.
Cledes Silva 
O serviço prestado pelo HRPL beneficia usuários de 22 localidades compreendidas pela Região de Saúde Metropolitana III, que é regulada pelos municípios pactuados do 3°e 5° Centros Regionais de Saúde (3° e 5° CRS) com aproximadamente 800 mil habitantes.
O Regional do Leste oferece 70 leitos, sendo que 20 de UTI, dispõe ainda de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.


sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Projeto leva informações aos usuários do HRPL

Ao aguardar por atendimento ambulatorial no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, nordeste paraense, o usuário passa o tempo assimilando importantes informações sobre saúde, prevenção e bem estar. A ação faz parte de projeto “Educação e Saúde”, iniciado em 2015 e que deu  tão certo que foi estendido para este ano.
Nesta quinta-feira, a responsável técnica pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), a nutricionista Sueanne Pacheco, proferiu mini palestra sobre alimentos saudáveis e hábitos alimentares que interferem no bem estar, para cerca de 60 usuários  que aguardavam atendimento na recepção e nos ambulatórios.

O projeto tem o objetivo de aproveitar o momento de espera dos usuários para orientações diversas e de interesse coletivo,  que são repassadas por especialistas do hospital, três vezes por semana no período da manhã.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

HRPL busca habilitação como centro de referência para atendimento de urgência em pacientes com AVC


Especialistas ministraram curso para 40 profissionais do Pará
Proporcionar o diagnóstico com maior precisão, garantindo monitoramento e tratamento do paciente neurológico grave, nas mais diversas situações. São alguns dos principais objetivos do Curso de Terapia Intensiva Neurológica (CITIN), promovido pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), no final de semana, para profissionais do Hospital Regional Público do Leste (HRPL) e demais profissionais do Estado que atuam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O curso que contou com a participação de 40 profissionais, vem atender alguns dos requisitos para que o HRPL venha obter futuramente a habilitação como Centro de Atendimento de Urgência aos Pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), junto ao Ministério da Saúde (MS) e em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa).
Participam ainda do evento profissionais do Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Graesp), SAMU, do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) e do Hospital Geral de Tailândia (HGT), visando melhorar cada vez mais a assistência médica, proporcionando uma cultura de aprendizado e qualificação no atendimento à pacientes críticos com AVC.
De acordo com o diretor Executivo do hospital, Júlio César Garcia, ano passado o hospital efetivou o atendimento de mais de 160 pacientes com AVC, por isso, treinamento trata de uma imersão nas melhores práticas de tratamento de pacientes neurológicos em UTI, que inclui médicos plantonistas, equipe multidisciplinar de UTI, composta por enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogo; além da equipe médica da neurocirurgia. Em 2015, mais de 270 pacientes passaram pela UTI do hospital.
“A preparação constante do corpo clínico do hospital é fundamental para enfrentar desafios diários no atendimento de pacientes com AVC, que é a segunda maior causa de morte e a principal causa de incapacidade no mundo”, observou.
A capacitação vai melhorar ainda mais o atendimento
O curso está sendo ministrado pelo dr. Márcio Viçoso, que é intensivista, responsável por duas UTIs no Rio de Janeiro; pelo dr Rogério Silveira, neurologista titulado, mestre em neurologia, especialista em terapia intensiva; e pelo dr. Antônio Falcão, neurologista com pós doutorado em neurologia e professor da  Universidade de Campina (Unicamp).
Esses especialistas consideram que uma cidade do interior do Pará receber este curso significa mudança de paradigma em favor da qualidade na assistência aos usuários com doenças neurológicas críticas. “Parabenizamos a AMIB e INDSH pela iniciativa”, ressaltou dr Rogério Silveira, com apoio dos demais palestrantes.
De acordo com informações do DATASUS, de 2005 a 2009, houve registro de cerca de 170.000 internações por AVC/ano, com um percentual de óbitos em torno de 17%, no Brasil. Em 2009, a doença representou 1,5% das 11.509.485 internações hospitalares registradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Certamente, o curso CITIN e a posterior habilitação do HRPL para atendimento aos pacientes vítimas de AVC, aumentarão a qualidade e a segurança na assistência aos usuários do HRPL e no Estado”, ressaltou Júlio Garcia.
O serviço prestado pelo HRPL beneficia pacientes de 22 localidades compreendidas pela Região de Saúde Metropolitana III, que é regulada pelos municípios pactuados do 3°e 5° Centros Regionais de Saúde (3° e 5° CRS) com aproximadamente 800 mil habitantes.
Ano passado 270 pacientes passaram pela UTI do hospital
O Regional do Leste oferece 70 leitos, sendo que 20 de UTI, dispõe ainda de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.


quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Hospital Regional em Paragominas capacita brigadistas

Formação de brigadistas com apoio da direção do HRPL
Atendendo legislação vigente, a direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste do estado, promoveu capacitação para os 72 colaboradores brigadistas do hospital, nos dia 3 e 4 deste mês. Eles tiveram formação de curso de “Formação de Brigadista”, em outubro do ano passado, somando uma carga horária de 20h, entre aulas teóricas e práticas.
Representantes de vários setores, os voluntários brigadistas brevemente passarão por simulações para atuação em sinistros, visando a prática de um possível combate a princípio de incêndio. “Os brigadistas demonstraram grande interesse, tanto quando se inscreveram em participar da brigada, quanto durante o curso”, disse o diretor Administrativo e Financeiro, Cledes Silva, observando a necessidade de rever o aprendizado constantemente. Eles disse ainda que os voluntários devem estar sempre atentos durante seus plantões, além de portar o boton de identificação de brigadista, visando a prevenção, pois além de cumprir a legislação, o HRPL tem que zelar pela pela segurança das pessoas, do ambiente de trabalho, dos bens patrimoniais, bem como dos colegas de trabalho e usuários.
Brigadistas passam por capacitação
A formação de Brigada contra Incêndio, atende legislação vigente. No âmbito federal, através da lei 6514/77, que trata das diretrizes sobre Segurança e Medicina do Trabalho, regulamentada pela Portaria 3214/78 - NR 23, e no âmbito estadual e municipal, como o Decreto Estadual IT 17/CB-PA, do Corpo de Bombeiro do Estado do Pará, com a NBR 14276/06, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 
A formação e capacitação de brigadistas do HRPL conta com apoio da DAF e do

Serviço de Segurança do Trabalho (SST) .

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Especialista do HRPL alerta para cuidados no período do carnaval


Hospital com assistência de média e alta complexidade
Com o carnaval, o diretor Técnico do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, dr. João Lucídio, alerta a população para os foliões aos cuidados que devem tomar para aproveitar com saúde e bem estar a festa de momo, tendo em vista que geralmente as intercorrências hospitalares costumam aumentar em função dos excessos cometidos em períodos festivos. Com significativo fluxo de atendimento, em 2015, o HRPL registrou 14.292 atendimentos ambulatoriais e urgência/emergência.
O médico destaca a necessidade para moderação de ingestão de bebidas alcoólicas. “Bebida e direção no trânsito nunca combinaram”, reforçou a dica, lembrando a importância do uso de preservativo para evitar várias doenças, entre elas, o vírus do HIV, Hepatites, além gravidez indesejada. “Mas, tudo isso pode ser evitado com o uso da camisinha”, pondera João Lucídio.
Os cuidados são importante para saúde de todos
O diretor Técnico do HRPL evidencia ainda o difícil período que estamos enfrentando com elevação de casos de vírus transmitidos pelo Aedes Aegipty. “Evitar a reprodução desse mosquito é uma responsabilidade de todos nós”, afirmou, sugerindo que outras atitudes vão ajudar o folião a brincar todo o carnaval com saúde e mais segurança. Para isso é muito importante estar em dia com a vacinação, para evitar contágio de doenças de fácil transmissão em locais de aglomeração. Isso vale, por exemplo, para evitar doenças como o sarampo. Nessa época do ano, há uma procura maior pelas praias que ficam lotadas e a transmissão em locais de aglomeração se torna ainda mais fácil. 
Diretor Técnico, dr. João Lucídio
Segundo ele, no período do carnaval  é comum que as ruas estejam mais sujas, com cacos de vidros, aumentando as chances de ferimentos e infecções, que também exige a vacina antitetânica. Outro ponto que deve ser observado é a hidratação. Pular carnaval requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação. Mantenha  o corpo saudável ao ingerir bastante líquido para repor os sais minerais. Para encarar os dias de folia, nada melhor do que uma programação prévia de exercícios físicos. Opte por roupas e calçados confortáveis.
“Nesse carnaval, aproveite ao máximo, mas com os cuidados que vão lhe poupar preocupações depois que essa maratona acabar. A equipe do hospital regional deseja a todos um carnaval seguro e com bem estar”.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Especialista do HRPL alerta para cuidados no período do carnavalDr. Joãso Lucídio

Dr. João Lucídio
 Com a proximidade do carnaval, o diretor Técnico do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, dr. João Lucídio, alerta a população para os foliões aos cuidados que devem tomar para aproveitar com saúde e bem estar a festa de momo, tendo em vista que geralmente as intercorrências hospitalares costumam aumentar em função dos excessos cometidos em períodos festivos. Com significativo fluxo de atendimento, em 2015, o HRPL registrou 14.292 atendimentos ambulatoriais e urgência/emergência.
O médico destaca a necessidade para moderação de ingestão de bebidas alcoólicas. “Bebida e direção no trânsito nunca combinaram”, reforçou a dica, lembrando a importância do uso de preservativo para evitar várias doenças, entre elas, o vírus do HIV, Hepatites, além gravidez indesejada. “Mas, tudo isso pode ser evitado com o uso da camisinha”, pondera João Lúcídio.
O diretor Técnico do HRPL evidencia ainda o difícil período que estamos enfrentando com elevação de casos de vírus transmitidos pelo Aedes Aegipty. “Evitar a reprodução desse mosquito é uma responsabilidade de todos nós”, afirmou, sugerindo que outras atitudes vão ajudar o folião a brincar todo o carnaval com saúde e mais segurança. Para isso é muito importante estar em dia com a vacinação, para evitar contágio de doenças de fácil transmissão em locais de aglomeração. Isso vale, por exemplo, para evitar doenças como o sarampo. Nessa época do ano, há uma procura maior pelas praias que ficam lotadas e a transmissão em locais de aglomeração se torna ainda mais fácil. 
HRPL com média e alta complexidade
Segundo ele, no período do carnaval  é comum que as ruas estejam mais sujas, com cacos de vidros, aumentando as chances de ferimentos e infecções, que também exige a vacina antitetânica. Outro ponto que deve ser observado é a hidratação. Pular carnaval requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação. Mantenha  o corpo saudável ao ingerir bastante líquido para repor os sais minerais. Para encarar os dias de folia, nada melhor do que uma programação prévia de exercícios físicos. Opte por roupas e calçados confortáveis.

“Nesse carnaval, aproveite ao máximo, mas com os cuidados que vão lhe poupar preocupações depois que essa maratona acabar. A equipe do hospital regional deseja a todos um carnaval seguro e com bem estar”.