sábado, 20 de fevereiro de 2016

Atendimento no HRPL leva bem estar e maior acolhimento aos usuários




Equipe multiprofissional visita UTI e integra informações
Atendendo Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), que há mais de um ano e meio presta assistência de média e alta complexidade na Região do Capim e abrangência, em 2015,efetivou 13.093 intervenções diárias pelo setor Psicossocial, no acompanhamento dos usuários hospitalizados nas enfermarias das Clínicas Médica, Cirúrgica, Pronto Atendimento (PA) e na Unidade de Terapia Intensiva (U.T.I) adulto, além do acolhimento e orientação aos familiares e acompanhantes de usuários.
O resultado prático dessas atividades assegura um atendimento mais ágil aos usuários e maior esclarecimento quanto ao quadro clínico de cada usuário e de forma sistemática. Vinculado a Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI), a equipe do setor Psicossocial identifica as demandas necessárias à melhoria constante da assistência. De acordo com o diretor Cledes Silva, dessa forma, o Psicossocial segue a visão de humanização também proposta pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o qual propõe humanizar a prestação de assistência à saúde, visando a restauração do bem-estar físico, psíquico e social, em benefício da comunidade.
Profissionais repassam importantes informações aos usuários
Dos projetos desenvolvidos, destacamos a Visita Psicossocial realizada diariamente junto aos usuários das enfermarias Clínica Cirúrgica; Médica e PA para dar suporte à prestação de atendimento e acompanhamento psicossocial individualizado, via orientações ao usuário e/ou familiares, durante o período de hospitalização, possibilitando acesso às orientações sobre seus direitos e benefícios, visando o bem-estar biopsicossocial do assistido, e assim, contribuir para a eficácia do tratamento clínico e reabilitação, somando um total de 9.861 atendimentos em 2015.
Outro importante projeto é o da Visita Multiprofissional, o qual visa reduzir o impacto emocional de familiares com usuários internados em estado grave, levando esclarecimentos sobre a evolução do quadro clínico que o usuário poderá apresentar, frisando o acolhimento e o suporte emocional. Para tanto, a equipe de duas assistentes sociais e uma psicóloga, compõe grupo de “Visita Multiprofissional”, junto aos usuários da UTI, baseando a atividade na relação recíproca entre intervenções técnicas, que em 2015 resultou em 149 atendimentos.
Informações diversas para bem estar dos usuários
Já o Acolhimento Psicossocial junto aos visitantes/familiares dos usuários da U.T.I, fechou as atividades ano passado com 1.160 atendimentos com orientações referentes às normas e rotinas da UTI, incluindo informações sobre visitas/horários, vestimentas adequadas para acesso ao setor, além de abordagens sobre seus direitos enquanto usuários.
O Diretor Administrativo e Financeiro (DAFI) do HRPL ressaltou ainda o projeto em Educação e Saúde, que promove mini palestras diariamente aos usuários que aguardam por atendimento ambulatorial, com abordagem de assuntos diversos e de interesse coletivo. Foram 551 atendimentos em 2015.
Também em 2015 foram oferecidos 1.372 atendimentos na Recepção P.A. e sala do Serviço Social, com atuação sempre focada nos familiares dos usuários hospitalizados, e de forma humanizada aos que chegam ao HRPL, referenciados ou não, esclarecendo sobre os serviços oferecidos e as normas vigentes do hospital.
Cledes Silva finaliza sinalizando ainda a importância da Campanha de Vestimenta promovida pela equipe Psicossocial e direcionada aos colaboradores do hospital que doam roupas para usuários em situação vulnerável. “A gestão não mede esforços em priorizar o bem estar e a satisfação de nossos usuários. Agradecemos o empenho da equipe multiprofissional que busca incessantemente a qualidade e o atendimento humanizado”.
Cledes Silva 
O serviço prestado pelo HRPL beneficia usuários de 22 localidades compreendidas pela Região de Saúde Metropolitana III, que é regulada pelos municípios pactuados do 3°e 5° Centros Regionais de Saúde (3° e 5° CRS) com aproximadamente 800 mil habitantes.
O Regional do Leste oferece 70 leitos, sendo que 20 de UTI, dispõe ainda de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.


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