quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Usuários do hospital regional em Paragominas dispõe de atendimento psicossocial


HRPL com assistência de média e alta complexidade
              Com uma média anual de 8.450 atendimentos no setor Psicossocial do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, realizou 3.531 atendimentos de Psicologia voltado aos usuários e acompanhantes com o objetivo de proporcionar atendimento humanizado e possibilitar maior qualidade de vida aos pacientes que dependem da assistência de média e alta complexidade daquela região do Estado, que contempla 22 municípios da área de abrangência.
              Diante da importância da atuação do setor de Psicologia no ambiente hospitalar, a direção do HRPL parabeniza todos os profissionais que têm seu dia comemorado hoje, 27, e em especial, aos profissionais que desempenham essa função que, entre outras ações, participa do acompanhamento diário de pacientes com visita sistemática aos leitos, levando orientações e esclarecimentos quanto aos direitos e deveres dos seus familiares, garantindo a completude dos seus direitos sociais,  proporcionando acolhimento e a escuta, visando restauração do bem-estar biopsicossocial para uma média anual de mais de 7 mil usuários em consultas, 1.500 internados e cerca de 1.000 pacientes que passam por cirurgias. Esse procedimento é uma ação conjunta com o Serviço Social do hospital.
Profissionais do Psicossicial em atua
             Essa atuação também é realizada no Hall da recepção do HRPL. Ao visitar a mãe internada no hospital, Maria Auxiliadora, 52, assim como os demais acompanhantes, recebe orientações e informações a respeito do estado de saúde de seu familiar internado, ainda na recepção. “É muito importante ter essa atenção dos profissionais. É uma forma de nos tranquilizar e nos colocar a par, inclusive, de nossos direitos e deveres enquanto acompanhantes e usuários. Nós também somos responsáveis pela segurança e a recuperação da saúde física e mental de nossos familiares internados”, observou, agradecendo o atendimento do hospital.
              Com o importante apoio do serviço de psicologia, o atendimento Psicossocial do HRPL desdobra-se em outras atividades, entre elas, a Campanha da Vestimenta para ajudar aos usuários mais carentes, cujos donativos são arrecadados entre o corpo funcional da instituição, que apoia a ação.
              O profissional de psicologia também está inserido no Projeto de Acolhimento que é voltado para familiares dos usuários em estado grave, seguindo a vertente de acompanhar, orientar, acolher os parentes durante a internação do usuário, explicando as condições e estado clínico, sempre acompanhado de intervenção do psicólogo e assistente social.
              Segundo a psicóloga Carla Avad, o setor também participa das avaliações multiprofissionais que são provocadas para o acompanhamento nos casos dos usuários com alta programada. “Esta ação interdisciplinar possibilita ao usuário e sua família um retorno ao lar com mais tranquilidade, segurança e eficiência”, explicou, ressaltando que o atendimento Psicossocial do HRPL ratifica o acesso integral e humanizado no Sistema Único de Saúde (SUS).
O hospital dispõe de 70 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto e urgência e emergência. O atendimento consiste em clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia e suporte de anestesia. Oferece ainda consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia/oncologia e traumatologia/ortopedia.
Setor de Pronto Atendimento
Os serviços têm suporte de apoio diagnóstico e terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia,ultrassonografia,holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma, ecocardiograma e Mapa, além de equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos de enfermagem.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.


Um comentário: