sexta-feira, 10 de junho de 2016

Hospital Regional em Paragominas implanta projeto em atenção aos acompanhantes de pacientes


Evitar desgastes na relação do acompanhante de paciente com a equipe multidisciplinar, além de proporcionar um atendimento com maior qualidade. São alguns dos principais objetivos do projeto de Orientação para Acompanhantes, implantando no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste do Estado,visando melhorar cada vez mais a relação entre familiares de usuários com a instituição, através do repasse de informações úteis sobre o  papel dos acompanhantes no processo de internação, os cuidados para precaução de infecções hospitalares, direitos dos pacientes, os cuidados de enfermagem que devem ser observados e outros assuntos que, discutidos previamente.

Com intenso fluxo de atendimento, somente ano passado com registro de mais de 14 mil, ambulatoriais e de Pronto Atendimento (PA), o HRPL desenvolveu o projeto pensando na melhor assistência de média e alta complexidade para cerca de 800 mil habitantes da área de abrangência do hospital. Na prática, ele está sendo desenvolvido, por meio de reuniões com grupos de acompanhantes duas vezes por semana, às segundas-feiras, as 10h, e às quintas feiras, 16h30, com utilização de  recursos audiovisuais, folder e roda de conversa.
De acordo com o diretor de Enfermagem, Clóvis Guse, as reuniões são conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), assistentes sociais, psicóloga e equipe de enfermagem. “No primeiro mês de atividades do projeto, foram realizados seis encontros, com total de 47 acompanhantes”, revelou, informando que os resultados dos questionários de avaliação do projeto, aplicados aos acompanhantes que participaram dos encontros apontam, em média, 99% do índice de satisfação.
Durante os encontros, os acompanhantes de pacientes recebem importantes orientações quanto aos cuidados com o usuário, ficam sabendo sobre seus direitos e deveres. “É um importante canal de comunicação para acolher sobre as dúvidas, dificuldades e sofrimentos. Nosso proposito é detectar e sanar as dificuldades encontradas pelos acompanhantes, principalmente nos caso de hospitalização em longa permanência”, disse o enfermeiro, ressaltando que o projeto também orienta quanto as normas do hospital.
O atendimento disponibilizado aos usuários e seus acompanhantes também contempla apoio do Serviço Social, que em 2015, efetuou 7.549 atendimentos. O Serviço de Psicologia 3.615, no mesmo período. E o SAU fechou o ano passado com 13.689 atendimentos.

O Regional do Leste oferece 70 leitos, sendo que 20 de UTI, dispõe ainda de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Nenhum comentário:

Postar um comentário