quinta-feira, 7 de julho de 2016

Hospital Regional em Paragominas promove semana de segurança ao paciente

Oferecer uma assistência mais segura aos usuários internados e seus familiares. Esse é objetivo da “Semana de Segurança ao Paciente”, que está sendo promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente, do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, nordeste paraense, desde o dia 5, e se estenderá até esta sexta-feira, 8, visando a redução  de incidentes com danos ao paciente, além ações para diminuir o índice de morbidade e mortalidade na saúde.
Segundo a presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do  HRPL, enfermeira Cristiane Sena de Assis, o evento envolve todos os colaboradores do hospital comprometidos com as melhorias contínuas dos serviços assistenciais, minimizando ao máximo os erros decorrentes da assistência em saúde. A semana conta com palestras, treinamentos e mesa redonda, evidenciando a responsabilidade de todos pela segurança do paciente.

Com a responsabilidade de garantir assistência de média e alta complexidade para cerca de 800 mil habitantes de 22 municípios, que dependem do Sistema Único de saúde (SUS), a diretoria de Enfermagem do HRPL, atendendo o Programa Nacional de Segurança do Paciente, investe na qualificação do cuidado em saúde que adquire importância cada vez maior aos profissionais e gestores da área.
De acordo com o diretor de Enfermagem, Clóvis Guse, atendendo a normatização do Ministério da Saúde (MS), por meio da RDC 36 de 2013, o hospital implantou desde o início do ano, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que descreve e coloca em prática o plano de segurança, que estabelece os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente: Identificação do paciente, Prevenção de úlcera por pressão, Segurança na prescrição, uso e administração de  medicamentos; Protocolo para cirurgia segura, Higiene das mãos em serviço de saúde, Prevenção de quedas.
“Receber uma assistência à saúde de qualidade é um direito do cidadão. Essa atenção deve ser efetiva, eficiente, segura e com a satisfação do usuário em todas as fases do atendimento”, observou Clóvis Guse, que explica o objetivo dos protocolos básicos de segurança ao paciente.
A Identificação do paciente, por meio da pulseira que é colocado no braço direito do paciente ao internar, tem a finalidade de garantir a correta identificação e  reduzir a ocorrência de incidentes. Esse processo deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina. A Prevenção de lesões por pressão, evita a  ocorrência de lesões de pele, em decorrência do paciente ficar  impossibilitado de movimentar-se no leito. Já o protocolo de Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, promove práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde. “Isso quer dizer que é o paciente certo, o medicamento certo, a dose certa, a hora certa e via de administração do medicamento certa.”, ressaltou Clóvis Guse.
O Protocolo para cirurgia segura determina as medidas que devem ser implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no paciente e local da cirurgia corretos, através do uso da Lista de Verificação  de Cirurgia Segura, desenvolvida pela Organização  Mundial da Saúde (OMS).

O diretor de Enfermagem adianta que ainda este mês, estará implantando o Protocolo de Cirurgia Segura e o Check List da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória – SAEP, que é um avanço na qualidade e segurança do paciente ao entrar no Centro Cirúrgico.
Por sua vez, o protocolo de Higiene das mãos em serviço de saúde, institui e promove a higiene das mãos com a finalidade de prevenir e controlar as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), visando à segurança do paciente, dos profissionais de saúde e de todos aqueles envolvidos nos cuidados aos pacientes.
A prática para Prevenção de quedas reduz os eventos adversos por queda do leito e o dano dela decorrente, por meio da implantação/implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro, e promovam a educação do paciente, familiares e profissionais.
O evento conta com total apoio da diretoria do HRPL, além de participar das atividades, como exemplo, a palestra ministrada por Clóvis, que  retratou as realidades e estatísticas de erros na saúde e os meios de prevenção. O evento está sendo coordenado pela enfermeira Cristiane Sena de Assis juntamente com os membros  do Núcleo de Segurança do Paciente e pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP).
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.



Nenhum comentário:

Postar um comentário