segunda-feira, 25 de julho de 2016

Parceria entre hospital e prefeitura capacita motoristas de transporte escolar em primeiros socorros



 Profissionais do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste do estado, ministraram curso de “Noções em Primeiros Socorros”, no último dia 20, para 23 motoristas de transporte escolar do município, fortalecendo a parceria com a Prefeitura Municipal de Paragominas (PMP) com ações de educação em saúde, que pode salvar muitas vidas. O treinamento foi realizado no auditório da PMP.
 “Precisamos estar junto com a comunidade e atender suas demandas para troca de experiência, em busca da saúde e bem estar, através da educação permanente”, ressaltou o diretor Executivo do HRPL, Júlio César Garcia, que agradeceu a parceria com a administração municipal.
Ele ressaltou ainda a responsabilidade do hospital que oferece assistência de média e alta complexidade para usuários de 22 municípios da área de abrangência do hospital que corresponde a uma população estimada em 800 mil habitantes. Daí, o intenso fluxo de atendimento do HRPL.

Somente de janeiro a junho deste ano, foram registrados 2.144 atendimentos na Urgência, 16.317 exames diagnósticos e 8.304 consultas ambulatoriais, que reflete a necessidade de educação em saúde constante. “Essas ações, certamente, contribuem para a redução de intercorrência hospitalar como acidentes de trânsito, domésticos e melhora na qualidade de vida da população, através da informação”, observou o diretor do hospital.
O curso ministrado de 8h às 12h, contou com aulas teórica e prática, quando foram apresentados os seguintes temas: Alteração do nível de consciência, Trauma Crânio Encefálico (TCE), Trauma Raquimedular (TRM), engasgo (manobra de Hemlich), convulsão, ferimentos, Parada Cardiorrespiratória (PCR). Logo após, os participantes esclareceram suas dúvidas e trocaram conhecimentos.
O curso foi ministrado pela enfermeira do Núcleo da Educação Permanente (NEP), Julyeth Nascimento; o enfermeiro do Pronto Atendimento (PA), Nataliel Pinheiro e pelo coordenador do Serviço de Fisioterapia, Eduardo Rocha.
O Hospital Regional do Leste dispõe de 70 leitos, sendo 20 de UTI, e ainda de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia e traumatologia/ortopedia.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

2 comentários: