Kátia Regina ao lado de seu marido Abmael que passa bem |
Responsável
pelo atendimento de média e alta complexidade e referência para resolução dos
casos mais graves de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital
Regional Público do Leste do Pará (HRPL), localizado em Paragominas oferece atendimento
de qualidade e humanizado aos usuários da Região do Capim que é composta por 11
municípios, que correspondem a uma população estimada em meio milhão de
pessoas.
Assim
como nos demais Hospitais Regionais do Pará, o atendimento do hospital só é
efetivado após o paciente ser referenciado pelo Hospital Municipal, para logo
em seguida passar por avaliação da Central Regional de Regulação. Nesse
sentido, o HRPL já trabalha com os 11 municípios, do 5° Centro Regional de Saúde (5° CRS), no
sentido de capacitá-los em regulação e alinhar os procedimentos nessa área.
HRPL garante atendimento na Região do Capim |
Segundo
o diretor executivo do hospital, Adriano Lima, sua gestão preza pela qualidade
do atendimento, capacitação de profissionais, a responsabilidade social com a
vida e o bem estar dos usuários, por meio da humanização dos serviços prestados
pelos colaboradores. “Investimos permanentemente na valorização de nossos
profissionais, entendendo as necessidades de cada área, com vistas a excelência
dos serviços”, afirma, informando a implantação do Núcleo de Educação
Permanente (NEP), cujo serviço será coordenador por uma profissional pedagoga.
Treinamento contínuo para melhoria do atendimento |
A
dona de casa Kátia Regina Soares da Silva, 33, funcionária pública municipal,
sabe muito bem a importância do HRPL naquela região. Ela acompanha seu o marido
Abmael Nascimento Pinheiro, 37, que passou
por uma cirurgia traumato ortopédica do marido, devido a um acidente no
trabalho que fraturou o pé em duas partes. Ele foi referenciado pelo Hospital
Municipal, onde recebeu os primeiros socorros e depois encaminhado para o HRPL.
Já no quarto com o marido pós operado, com pino e platina no pé, Kátia Silva
diz que o atendimento foi muito bom. “Senti segurança nos profissionais, que nos
deram bastante atenção. Além do mais, só o fato de ficar aqui no município já
uma grande vantagem. Espero que continue assim essa qualidade de serviço”
torce.
Todos colaboradores em curso com aulas teórica e prática |
A
pedagoga Lúcia Poletti, é consultora em Educação Permanente e Humanização do Instituto
Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). Com larga experiência em
implantação de hospitais regionais no Pará e no Brasil, ela é responsável por
criar o NEP, integrar os funcionários e implantar a política de Humanização no
hospital, desde a contratação de profissionais ao acompanhamento do trabalho já
em prática. “Vamos estimular o desenvolvimento integral do ser humano, identificando
qual a melhor forma de alcançar nosso colaborador”. Com relação à Humanização,
ela diz que elaborou estratégias para fazer com que o profissional possa
refletir qual o seu papel na instituição. “Atender bem não é um favor ou uma caridade. Atender bem é um direito. A
pessoas precisam tem informações e práticas para que o usuário se sinta
acolhido e sem dúvidas”. Para isso, ela se reverte na excelência do serviço e
lembra ainda que é um ponto importante nas acreditações nacionais e
internacionais, as quais o hospital vai se propor futuramente.
Profissionais preparados para atender o usuário cidadão |
Segundo
a consultora, já foram realizadas em atividades extracurriculares para
colaboradores do HRPL mais de 6.700 horas de treinamentos (internos e
externos), com um total de 135 treinamentos e 1.050 participações.
Serviço: O HRPL fica na rua Adelaide Bernardes s/n. Nova
Conquista, em Paragominas. Mais informações: (91)
3729-1219/3729-4665/3739-1249.
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