sexta-feira, 26 de agosto de 2016

HRPL promove campanha em combate as hepatites virais

No período de 8 a 11 de agosto, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, promoveu a campanha interna de combate às hepatites virais com o objetivo de sensibilizar os colaboradores quanto a importância do diagnóstico precoce,  formas de transmissão e prevenção das doenças, evidenciando a importância da imunização contra hepatite B, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos.Durante a programação houve palestras, testagem rápida para Hepatites B e C e vacinação.
A campanha foi realizada pelo Serviço de Epidemiologia do HRPL, em parceria direta com o SCIH, NEP, RH e SESMT. Os testes rápidos e vacinas foram fornecidos pela 5ª Regional de saúde e os cartazes e preservativos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento -CTA.



segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Hospital Regional em Paragominas implanta horta com produtos 100% orgânicos e melhora qualidade da alimentação

A alimentação produzida no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, ganhou mais qualidade com a implantação de horta com 100% de produtos orgânicos, que passou a integrar o cardápio servido aos colaboradores, usuários e acompanhantes.
O projeto “Horta Orgânica HRPL”, foi desenvolvido pelo serviço de Manutenção com apoio da Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI), que celebra a alimentação mais saudável e uma economia, inicialmente, estimada em R$1 mil/mês, na compra de legumes, que agora são colhidos na horta própria.

De acordo com o titular da DAFI, Cledes  Silva, o meio ambiente também é beneficiado com a prática de horta orgânicajá que as técnicas de produção desses alimentos ajudam a preservar o solo, a água e o ar do ambiente de onde são extraídos. No hospital, as ações para a execução do projeto foram conduzidas pelo líder da Manutenção, Márcio Saraiva, que juntamente com sua equipe, usou da criatividade para aproveitar pequenos espaços disponíveis na área do hospital, utilizando e reciclando sobras de materiais diversos.
“Hoje estamos literalmente colhendo os frutos desse empenho que já possibilitou o consumo de cheiro-verde, coentro e cebolinha na produção de alimentos e saladas”, disse Cledes Silva ao informar que futuramente será  incluído plantação de ervas, e outras folhagens e hortaliças na horta do hospital.
Segundo a nutricionista de Produção, Sueanne Pacheco, quando a horta estiver completa e pronta, garantirá o abastecimento do Serviço de Nutrição e Dietética (SND), com a oferta de produtos orgânicos e frescos, colhidos na hora, o que aumenta consideravelmente os benefícios aos  usuários, acompanhantes e colaboradores que alimentam-se no HRPL.
Sem esconder a satisfação com o resultado do projeto, Márcio Saraiva e  sua equipe comemora o trabalho realizado. “Trabalho bem feito, colheita bem feita”, destacou o dito popular.

Para os interessados em construir uma horta em seu local de trabalho ou mesmo em casa, Mário Saraiva orienta que o local deve ser de fácil acesso, com maior insolação possível, água disponível em quantidade nas imediações. “Consumir produtos com zero agrotóxicos, conservantes e outros produtos químicos significa que você não corre o risco de sofrer os possíveis efeitos dessas substâncias”, observou.
 

“Cultivar uma horta orgânica, independente do tamanho e da variedade de alimentos plantados, é sempre bom para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, usuários e acompanhantes, que vão passar a ingerir alimentos ainda mais saudáveis e livres e agrotóxicos”, enfatzou Cledes Silva, parabenizando a equipe da Manutenção pelo importante trabalho realizado, ao colocar em prática um projeto que nasceu de um bate papo, durante o café no refeitório do HRPL.
O HRPL é um hospital do governo do Estado, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Parceria entre hospital e prefeitura capacita motoristas de transporte escolar em primeiros socorros



 Profissionais do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste do estado, ministraram curso de “Noções em Primeiros Socorros”, no último dia 20, para 23 motoristas de transporte escolar do município, fortalecendo a parceria com a Prefeitura Municipal de Paragominas (PMP) com ações de educação em saúde, que pode salvar muitas vidas. O treinamento foi realizado no auditório da PMP.
 “Precisamos estar junto com a comunidade e atender suas demandas para troca de experiência, em busca da saúde e bem estar, através da educação permanente”, ressaltou o diretor Executivo do HRPL, Júlio César Garcia, que agradeceu a parceria com a administração municipal.
Ele ressaltou ainda a responsabilidade do hospital que oferece assistência de média e alta complexidade para usuários de 22 municípios da área de abrangência do hospital que corresponde a uma população estimada em 800 mil habitantes. Daí, o intenso fluxo de atendimento do HRPL.

Somente de janeiro a junho deste ano, foram registrados 2.144 atendimentos na Urgência, 16.317 exames diagnósticos e 8.304 consultas ambulatoriais, que reflete a necessidade de educação em saúde constante. “Essas ações, certamente, contribuem para a redução de intercorrência hospitalar como acidentes de trânsito, domésticos e melhora na qualidade de vida da população, através da informação”, observou o diretor do hospital.
O curso ministrado de 8h às 12h, contou com aulas teórica e prática, quando foram apresentados os seguintes temas: Alteração do nível de consciência, Trauma Crânio Encefálico (TCE), Trauma Raquimedular (TRM), engasgo (manobra de Hemlich), convulsão, ferimentos, Parada Cardiorrespiratória (PCR). Logo após, os participantes esclareceram suas dúvidas e trocaram conhecimentos.
O curso foi ministrado pela enfermeira do Núcleo da Educação Permanente (NEP), Julyeth Nascimento; o enfermeiro do Pronto Atendimento (PA), Nataliel Pinheiro e pelo coordenador do Serviço de Fisioterapia, Eduardo Rocha.
O Hospital Regional do Leste dispõe de 70 leitos, sendo 20 de UTI, e ainda de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia e traumatologia/ortopedia.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Hospital Regional em Paragominas promove semana de segurança ao paciente

Oferecer uma assistência mais segura aos usuários internados e seus familiares. Esse é objetivo da “Semana de Segurança ao Paciente”, que está sendo promovido pelo Núcleo de Segurança do Paciente, do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, nordeste paraense, desde o dia 5, e se estenderá até esta sexta-feira, 8, visando a redução  de incidentes com danos ao paciente, além ações para diminuir o índice de morbidade e mortalidade na saúde.
Segundo a presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do  HRPL, enfermeira Cristiane Sena de Assis, o evento envolve todos os colaboradores do hospital comprometidos com as melhorias contínuas dos serviços assistenciais, minimizando ao máximo os erros decorrentes da assistência em saúde. A semana conta com palestras, treinamentos e mesa redonda, evidenciando a responsabilidade de todos pela segurança do paciente.

Com a responsabilidade de garantir assistência de média e alta complexidade para cerca de 800 mil habitantes de 22 municípios, que dependem do Sistema Único de saúde (SUS), a diretoria de Enfermagem do HRPL, atendendo o Programa Nacional de Segurança do Paciente, investe na qualificação do cuidado em saúde que adquire importância cada vez maior aos profissionais e gestores da área.
De acordo com o diretor de Enfermagem, Clóvis Guse, atendendo a normatização do Ministério da Saúde (MS), por meio da RDC 36 de 2013, o hospital implantou desde o início do ano, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que descreve e coloca em prática o plano de segurança, que estabelece os Protocolos Básicos de Segurança do Paciente: Identificação do paciente, Prevenção de úlcera por pressão, Segurança na prescrição, uso e administração de  medicamentos; Protocolo para cirurgia segura, Higiene das mãos em serviço de saúde, Prevenção de quedas.
“Receber uma assistência à saúde de qualidade é um direito do cidadão. Essa atenção deve ser efetiva, eficiente, segura e com a satisfação do usuário em todas as fases do atendimento”, observou Clóvis Guse, que explica o objetivo dos protocolos básicos de segurança ao paciente.
A Identificação do paciente, por meio da pulseira que é colocado no braço direito do paciente ao internar, tem a finalidade de garantir a correta identificação e  reduzir a ocorrência de incidentes. Esse processo deve assegurar que o cuidado seja prestado à pessoa para a qual se destina. A Prevenção de lesões por pressão, evita a  ocorrência de lesões de pele, em decorrência do paciente ficar  impossibilitado de movimentar-se no leito. Já o protocolo de Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, promove práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde. “Isso quer dizer que é o paciente certo, o medicamento certo, a dose certa, a hora certa e via de administração do medicamento certa.”, ressaltou Clóvis Guse.
O Protocolo para cirurgia segura determina as medidas que devem ser implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando o aumento da segurança na realização de procedimentos cirúrgicos, no paciente e local da cirurgia corretos, através do uso da Lista de Verificação  de Cirurgia Segura, desenvolvida pela Organização  Mundial da Saúde (OMS).

O diretor de Enfermagem adianta que ainda este mês, estará implantando o Protocolo de Cirurgia Segura e o Check List da Sistematização da Assistência de Enfermagem Perioperatória – SAEP, que é um avanço na qualidade e segurança do paciente ao entrar no Centro Cirúrgico.
Por sua vez, o protocolo de Higiene das mãos em serviço de saúde, institui e promove a higiene das mãos com a finalidade de prevenir e controlar as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), visando à segurança do paciente, dos profissionais de saúde e de todos aqueles envolvidos nos cuidados aos pacientes.
A prática para Prevenção de quedas reduz os eventos adversos por queda do leito e o dano dela decorrente, por meio da implantação/implementação de medidas que contemplem a avaliação de risco do paciente, garantam o cuidado multiprofissional em um ambiente seguro, e promovam a educação do paciente, familiares e profissionais.
O evento conta com total apoio da diretoria do HRPL, além de participar das atividades, como exemplo, a palestra ministrada por Clóvis, que  retratou as realidades e estatísticas de erros na saúde e os meios de prevenção. O evento está sendo coordenado pela enfermeira Cristiane Sena de Assis juntamente com os membros  do Núcleo de Segurança do Paciente e pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP).
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.



sexta-feira, 1 de julho de 2016

Hospital Regional em Paragominas com quase 100% do índice de satisfação do usuário

Com a prestação de serviços de média e alta complexidade para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 22 municípios da área de abrangência do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, vem registrando significativos índices de satisfação do usuário. De janeiro a maio deste ano a satisfação dos usuários pelo serviço foi de 99,77%, bem aproximado do registrado em 2015: 99,56%.
Para a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), a assistente social Carolina Gabriela Pinheiro Góes, o setor avaliar a qualidade dos serviços oferecidos pelo HRPL, estabelecendo canais de comunicação e de relacionamento com quem depende da assistência, priorizando atendimento efetivo, com eficiência e compromisso com o bem estar e recuperação do paciente.

Com importante atuação na assistência da saúde na região, o HRPL efetivou em 2015 2.976 consultas ambulatoriais e 1.713 cirurgias. De janeiro a maio deste ano foram 1.802 consultas e 765 cirurgias.
O trabalho é desenvolvido através de escuta individual, registrando os elogios, críticas, dúvidas e sugestões relacionadas aos serviços prestados; as buscas ativas são realizadas com os pacientes, acompanhantes e visitantes, fortalecendo o relacionamento direto entre o HRPL e seus usuários. “As pesquisas de satisfação são realizadas diariamente nos setores de atendimento do hospital e estes dados são monitorados permanentemente”, explicou, informando outra metodologia utilizada para a coleta de dados é realizada através das caixinhas de coleta espalhadas pelo hospital, onde os usuários podem se manifestar através de folder, avaliando o atendimento recebido.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no Bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Hospital Regional em Paragominas adota projeto social e faz campanha para manutenção da entidade

Durante a quadra junina, a direção do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, colaborou diretamente com auxílio ao trabalhão desenvolvido pela Associação José Pereira de Farias, mais conhecida como “Projeto Juquinha”,  que há 12 anos atende crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, que recebem atendimento para o desenvolvimento da coordenação motora e neurológica de quase 150  crianças e adolescentes carentes da região.

As ações realizadas até dia 16, renderam R$ 3.716,70, que foram repassadas nesta semana pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) ao projeto.
No entanto, a entidade social está passando por sérias dificuldades com déficit de aproximadamente R$200 mil em 2016, que se  não for sanado poderá restringir o atendimento ofertado para essas crianças e jovens. O diretor Executivo do HRPM, Júlio César Garcia, que assumiu voluntariamente a diretoria de Captação de Recursos da instituição, informa que o projeto está precisando urgentemente de colaboração da sociedade civil organizada e de instituições públicas e privadas. “Precisamos revitalizar o projeto e expandir o atendimento. Atualmente são mais de 200 crianças na lista de espera e corremos o risco de até reduzir a quantidade daqueles que já estão em atendimento, por falta de apoio financeiro ao projeto que é de suma importância para centenas de famílias”, ressaltou.
Em junho, as ações realizadas pelo hospital, por meio do GTH, arrecadaram recursos financeiros, através da realização de concurso de Miss Caipira 2016, com a participação de 10 candidatas, todas colaboradoras do HRPL, que tiveram apoio de amigos e familiares para a compra de votos.
Outra importante ação foi a participação na “Festa Junina do Juquinha”, onde voluntários do HRPL ficaram responsáveis pela “Barraca da Pescaria”, contribuindo desde a montagem, decoração,  recolhimento das doações e brindes, venda de bilhetes, bem como, pela animação da festa, com a apresentação da Quadrilha Junina formada pelos colaboradores do hospital, com a participação das crianças atendidas , familiares, amigos e voluntariado de uma forma em geral.
O primeiro fruto dessa parceria, em março deste ano, foi a implantação, nas instalações do hospital, do “Cantinho do Juquinha”, onde os colaboradores, famílias, acompanhantes pacientes e a população em geral poderão conhecer um pouco mais do trabalho realizado com as crianças, além de auxiliar com doações de gêneros alimentícios, materiais de higiene e limpeza.
A direção do HRPL ficou muito feliz com o envolvimento de todos os colaboradores, médicos e demais prestadores de serviços em prol de uma causa tão nobre que é ajudar crianças que necessitam de cuidados especiais. “Outras ações estão programadas até o final deste ano, visando a recuperação da saúde financeira do projeto. Para isso, contamos com a ajuda de todos”, disse Júlio Garcia.
O Regional do Leste oferece 70 leitos, sendo que 20 de UTI, dispõe ainda de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Hospital Regional em Paragominas implanta projeto em atenção aos acompanhantes de pacientes


Evitar desgastes na relação do acompanhante de paciente com a equipe multidisciplinar, além de proporcionar um atendimento com maior qualidade. São alguns dos principais objetivos do projeto de Orientação para Acompanhantes, implantando no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste do Estado,visando melhorar cada vez mais a relação entre familiares de usuários com a instituição, através do repasse de informações úteis sobre o  papel dos acompanhantes no processo de internação, os cuidados para precaução de infecções hospitalares, direitos dos pacientes, os cuidados de enfermagem que devem ser observados e outros assuntos que, discutidos previamente.

Com intenso fluxo de atendimento, somente ano passado com registro de mais de 14 mil, ambulatoriais e de Pronto Atendimento (PA), o HRPL desenvolveu o projeto pensando na melhor assistência de média e alta complexidade para cerca de 800 mil habitantes da área de abrangência do hospital. Na prática, ele está sendo desenvolvido, por meio de reuniões com grupos de acompanhantes duas vezes por semana, às segundas-feiras, as 10h, e às quintas feiras, 16h30, com utilização de  recursos audiovisuais, folder e roda de conversa.
De acordo com o diretor de Enfermagem, Clóvis Guse, as reuniões são conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), assistentes sociais, psicóloga e equipe de enfermagem. “No primeiro mês de atividades do projeto, foram realizados seis encontros, com total de 47 acompanhantes”, revelou, informando que os resultados dos questionários de avaliação do projeto, aplicados aos acompanhantes que participaram dos encontros apontam, em média, 99% do índice de satisfação.
Durante os encontros, os acompanhantes de pacientes recebem importantes orientações quanto aos cuidados com o usuário, ficam sabendo sobre seus direitos e deveres. “É um importante canal de comunicação para acolher sobre as dúvidas, dificuldades e sofrimentos. Nosso proposito é detectar e sanar as dificuldades encontradas pelos acompanhantes, principalmente nos caso de hospitalização em longa permanência”, disse o enfermeiro, ressaltando que o projeto também orienta quanto as normas do hospital.
O atendimento disponibilizado aos usuários e seus acompanhantes também contempla apoio do Serviço Social, que em 2015, efetuou 7.549 atendimentos. O Serviço de Psicologia 3.615, no mesmo período. E o SAU fechou o ano passado com 13.689 atendimentos.

O Regional do Leste oferece 70 leitos, sendo que 20 de UTI, dispõe ainda de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Festa junina do Hospital Regional em Paragominas arrecada recursos para projeto social que atende crianças carentes

Festa junina com responsabilidade social foi a receita de sucesso do primeiro concurso de Miss caipira do Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, que rendeu mais de R2.700 com a venda de votos das 10 candidatas colaboradoras do hospital. O valor será destinado ao “Projeto Juquinha” que há 12 anos atende crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, que recebem atendimento para o desenvolvimento da coordenação motora e neurológica de 128 crianças e adolescentes carentes da região.
O trabalho social é desenvolvido pela Associação José Pereira de Farias, mais conhecida como “Projeto Juquinha”, que foi acolhida pela direção do HRPL, através de seu diretor Executivo Júlio César Garcia que compôs voluntariamente a direção da instituição que realizará neste mês a “Festa da Alegria”, que também contará com o voluntariado dos colaboradores do hospital que apresentarão quadrilha e serão responsáveis pela estruturação da barraca de “Pescaria” e angariar fundos que também serão destinados ao projeto.
“A disposição de ajudar é grande e motivadora. Unir alegria, descontração e ajuda ao próximo é muito melhor. A sensação de satisfação em fazer o bem não tem preço”, disse, afirmando que a festa, ainda com data ser definida, promete muita animação e arrecadação com resultados positivos para manutenção do projeto que tem cerca de 200 crianças/jovens na lista de espera para receber atendimento.
O apoio do hospital ao projeto expandiu com a implantação do “Cantinho do Juquinha”, mês passado, nas instalações do HRPL, com a finalidade de arrecadar doações de gêneros alimentícios, materiais de higiene e limpeza, doados por colaboradores, famílias, acompanhantes de pacientes e a população em geral .
Sem esconder a satisfação com o resultado da venda de votos do concurso de Miss Caipira HRPL 2016, Júlio Garcia agradeceu e parabenizou toda equipe pelo empenho e compromisso na organização do certame que não faltou beleza e muita animação na festa, realizada no último dia 2, às 16h, na Recepção do hospital, envolvendo  colaboradores e acompanhantes de pacientes.
O primeiro lugar, em número de votos, foi conquistado pela auxiliar administrativo do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Samanta Borges de Souza que ganhou o título de Rainha Caipira HRPL 2016. O segundo lugar ficou com a auxiliar administrativo do Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Tratamento (SADT), a 1ª Princesa Sabrina Ribeiro da Silva. O terceiro lugar ficou empatado entre a enfermeira da Clínica Médica, Ana da Silva Arrais e a psicóloga clínica Carla Auad, que dividiram o título de 2ª Princesa.
O público presente elegeu as Misses Simpatias a enfermeira Lucrécia Pereira Silva, que atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a enfermeira do Pronto Atendimento (P.A)  Marcela Pereira de Oliveira .
A primeira edição do Concurso de Miss Caipira foi organizado pelo Grupo de Trabalho de Humanização(GTH) composto pelas lideranças do HRPL. Candidatas que participaram do concurso: Ana da Silva Arrais, Lucrécia Pereira Silva, Marcela Pereira de Oliveira, Ercione Rosa de Sousa, Dayane dos Santos Delfino, Sabrina Ribeiro da Silva, Samanta Borges de Souza, Carla Auad, Luciene Lucas dos Santos e Ângela Maria do Amaral Ferreira.
O Regional do Leste oferece 70 leitos, sendo que 20 de UTI, dispõe ainda de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia.
Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Qualificação de profissionais de UTI salva vidas de pacientes em estado crítico


Júlio Garcia faz abertura do evento
Foi um sucesso de público o curso “Atendimento a vitimas com AVC”, promovido pelo Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), neste sábado, 14, no espaço cultural Teatro Reinaldo Castanheira, centro de Paragominas, que contou com mais de 230 profissionais de 19 municípios da área de abrangência do hospital, que possui 70 leitos, sendo que 20 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Essa é a segunda fase da capacitação, destinada a profissionais que atuam em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com foco no atendimento aos pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) grave. A ação faz parte do projeto de qualificação profissional do HRPL, que tem o objetivo de obter certificação de Centro de Atendimento de Urgência e Emergência aos pacientes com AVC, junto ao Ministério da Saúde.
Mais conhecido como derrame, o AVC  é uma das principais causas de morte e de sequelas incapacitantes no mundo e no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que ocorram 100 mil mortes por ano em decorrência do problema. Daí, a extrema importância da qualificação contínua para melhorar cada vez mais a assistência às vitimas dessa doença, com a disposição de pessoal capacitado e tecnologia de última geração. Com isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) conseguiu, desde agosto do ano passado, a elevação de 171% do volume de pacientes atendidos na UTI.
Mais de 230 profissionais de 19 municípios lotaram auditório
Sem esconder a satisfação pelo grande público de profissionais no curso, o diretor Executivo do HRPL, Júlio César Garcia, agradeceu a parceria com a Sespa e com as prefeituras vinculadas aos 3° e 5° Centros Regionais de Saúde (3° e 5° CRS), com aproximadamente 800 mil habitantes, que enviaram representantes para a capacitação, que vai beneficiar diretamente os usuários. “Nosso propósito é salvar mais vidas”, disse.
A capacitação envolveu médicos, enfermeiros, gestores de secretarias de Saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da rede de Atenção de Saúde Públicas dos 22 municípios de abrangência do HRPL, com a finalidade de proporcionar o diagnóstico com maior precisão, garantindo monitoramento e tratamento do paciente neurológico crítico, nas mais diversas situações.
Qualificação em busca de habilitação em atendimento em UTI
O Regional do Leste dispõe, ainda, de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia.

Serviço:

O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

HRPL tem melhor rendimento em atendimento a pacientes em UTI da região Norte


HRPL com melhor desempenho da Região Norte
O investimento do Governo do Estado na qualificação profissional para atendimento de vitimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, no nordeste paraense, foi decisivo para crescimento de 171% no volume de pacientes atendidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 20 leitos, que significa quase o triplo da média de atendimentos mensais anteriores a agosto de 2015, quando foi implantado o projeto de Qualificação Profissional que incluiu também uma reformulação de equipes e processos. 
Estes avanços culminaram em abril deste ano com a indicação de melhor desempenho entre os hospitais públicos da Região Norte, segundo dados do sistema Epimed, que verifica a performance de atendimento em UTI´s no Brasil.
Profissionais capacitados triplicam atendimento em UTI
Diante desses resultados positivos, a direção do hospital em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) promoverá neste sábado, 14, de 8h às 13h, mais um curso de aperfeiçoamento voltado para pacientes que necessitam de cuidados neurológicos com o tema “Atendimento a vitimas com AVC”, na cidade de Paragominas, destinado a médicos, enfermeiros, gestores de secretarias de Saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), SAMU, e Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) da rede de Atenção de Saúde Públicas dos 22 municípios de abrangência do HRPL, com a finalidade de proporcionar o diagnóstico com maior precisão, garantindo monitoramento e tratamento do paciente neurológico crítico, nas mais diversas situações. “
De acordo com o diretor Executivo do hospital regional em Paragominas, Júlio César Garcia, a melhoria evolutiva da performance da UTI do HRPL, foi impulsionada a partir do Projeto de Qualificação dos Profissionais em UTI, desde então, os resultados positivos foram crescentes chegando a reduzir em 50% a taxa de mortalidade em UTI, entre janeiro de 2015 e abril deste ano. “Estamos salvando mais vidas, atendendo um maior número de pacientes, além de diminuir o tempo de ocupação de leitos”, apontou.
Governo investe para melhorar cada vez mais atendimento
O projeto de qualificação profissional tem um alvo: conquistar a habilitação como Centro de Atendimento de Urgência e Emergência aos pacientes com AVC, junto ao Ministério da Saúde/Sespa, levando-se em consideração que o AVC, popularmente conhecido como “derrame” , é uma das principais causas de morte e de sequelas incapacitantes no mundo e no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, estima-se que ocorram 100 mil óbitos por ano em decorrência do problema. Por isso, temos que nos qualificar cada vez mais para melhorar sempre a assistência às vitimas dessa doença com pessoal capacitado e tecnologia de ponta. E tudo isso tem aqui, no hospital regional em Paragominas”.
UTI com 20 leitos e salvando mais vidas
O serviço prestado pelo HRPL beneficia usuários de 22 localidades compreendidas pela Região de Saúde Metropolitana III, que é regulada pelos municípios pactuados do 3°e 5° Centros Regionais de Saúde (3° e 5° CRS) com aproximadamente 800 mil habitantes.
O Regional do Leste oferece 70 leitos, sendo que 20 de UTI, dispõe ainda de clínica médica e cirúrgica, nas especialidades de neurologia/neurocirurgia, traumatologia/ortopedia, cirurgia geral e suporte de anestesia, além de consultas ambulatoriais em cardiologia, clínica cirúrgica, clínica médica, neurologia/neurocirurgia, urologia, ginecologia, endocrinologia, mastologia, traumatologia/ortopedia.

 Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

terça-feira, 10 de maio de 2016

Semana da enfermagem no HRPL reforça a segurança do paciente e acompanhante

Visitantes na exposição fotográfica "Arte do cuidar"
 Referência na assistência de média e alta complexidade para usuários de 22 municípios do nordeste paraense, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, promoverá a II Semana de Enfermagem de 10 a 12 deste mês, com o tema “Segurança do Paciente- Um olhar humano”, para reforçar aos profissionais da área a importância do cuidar ao paciente, reduzindo negativas no atendimento realizado de forma insegura, como prega a Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com o diretor de Enfermagem do HRPL, Clóvis Guse, a segurança do paciente é um assunto muito discutido, inclusive mundialmente. No Brasil o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente – PNSP, para que as instituições de saúde desenvolvam ações voltadas para a segurança dos usuários. “Muitos são os esforços do governo voltados para oferecer atendimento seguro, de qualidade e humanizado, sempre em busca da melhoria, bem estar e satisfação dos nossos pacientes”, disse.
Semana da enfermagem mostra o lado lúdico da profissão
Com o intenso fluxo de atendimento, que somente ano passado, chegou a mais de 14 mil consultas ambulatoriais, o Hospital Regional vem aprimorando seus processos de melhorias com a implantação de vários serviços, entre eles, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Serviço de Epidemiologia, Núcleo de Segurança do Paciente, Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas, além da implantação do Protocolo de Ulcera por Pressão, Protocolo de Queda, Protocolo de Classificação de Risco, Protocolo de Prevenção de Pneumonia Associado a Ventilação Mecânica – PAVM, identificação do paciente por meio da pulseira, Comissão de ética de enfermagem e Protocolo de Cirurgia Segura.
O diretor Executivo do hospital, Júlio César Garcia evidencia ainda o significativo índice de mais de 97% de satisfação do usuário, desde a inauguração do HRPL, em agosto de 2014. A pesquisa é realizada pelo Serviço de Atendimento ao Usuário(SAU), em todos os serviços disponibilizados pelo HRPL, com índice de amostragem superior a 40%. “Esse resultado é fruto do trabalho contínuo do aprimoramento profissional realizado em conjunto com o Núcleo de Educação Permanente (NEP) e evidenciam que equipes bem treinadas e comprometidas fazem a diferença”.
Atuação diária da enfermagem junto aos usuários também
Clóvis Guse ressalta a importância da capacitação dos profissionais da saúde que beneficia diretamente os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele evidenciou sua afirmação ao revelar que em 2015, por exemplo, foram efetivadas realizados 97.233 exames e 2.232 internações, com maior incidência na faixa etária de 20 a 29 anos. Dos municípios atendidos, a maioria dos usuários é de Paragominas com 913 usuários internados. Nesse mesmo período, 671 pacientes receberam transfusão de sangue.
Programação semana da enfermagem
As atividade serão realizadas nos turnos da manhã, tarde e noite, com ações educativas, cultural e de lazer, levando aos profissionais da área informações sérias, mas de forma lúdica, nas recepções  e outros ambientes do hospital
O evento será aberto às 10h, pelo diretor de Enfermagem, Clóvis Guse e pelo diretor Executivo Júlio César Garcia. Logo em seguida, será aberta exposição “Arte no Cuidar”, seguida da atividade “ Advinha quem sou?”, apresentação de vídeo institucional e a apresentação teatral “Impeachment das bactérias- Operação mãos limpas”.
Cuidar da espiritualidade leva mais conforte e paz
Pela parte da tarde as atividades serão retomadas com a dinâmica “Conhecendo o setor do outro”, intercalando o restante das atividades anteriores.
Dia 11, às 10h, “Conhecendo o setor do outro”. ÀS 11h apresentação teatral “Impeachment das bactérias- Operação mãos limpas”. Na ala do refeitório, por volta das 9h, Quis: perguntas e respostas. De 10h às 12h, Ética em pauta. Enquanto isso, na recepção central com Show de Talentos. A programação segue até às 21.
O último dia da Semana de Enfermagem vai oportunizar o debate às 10h sobre “Segurança do paciente” com representante do Conselho Regional de Enfermagem do Pará (Coren/Pa). Ás 15h, a palestra com o mesmo tema será ministrada pelas enfermeiras Jeane Moraes e Cristiane Sena Assis. O encerramento do evento será marcado com homenagens, resultado da dinâmica “Advinha quem sou?” e sorteio de brindes.

Serviço: O Hospital Regional do Leste fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, no bairro Nova Conquista, em Paragominas. Informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.