sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Hospital incentiva higienização de mãos para reduzir riscos de infecções




A orientação é repassada até na recepção do hospital
Para lembrar o Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado em 15 de outubro, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas, iniciou, na segunda-feira, 27, a campanha de higienização das mãos, que se estenderá até esta sexta-feira, 31, com o objetivo de prevenir e controlar a disseminação de infecções.
Segundo a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), a enfermeira Leyde Dayane de Oliveira, a ação envolverá os 240 colaboradores e todo o fluxo de atendimento do hospital, incluindo a recepção central do hospital, usuários ambulatoriais, visitantes, acompanhantes e pacientes internados. “A higienização das mãos deve ser praticada por toda equipe e usuários, sempre ao iniciar e ao término de uma atividade. É uma tarefa simples e muito eficaz”, observou.
Para a enfermeira, esse treinamento orienta as pessoas da importância da lavagem das mãos no dia a dia e na vida dos profissionais da área da saúde. “As mãos são o principal veículo de transmissão de micro-organismos de um indivíduo para outro. O simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções”, informou.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), transformar a lavagem das mãos em um hábito frequente pode salvar mais vidas do que qualquer vacina ou intervenção médica, reduzindo as mortes por diarréia em 50% e as mortes por infecções respiratórias agudas em 25%. O Dia Mundial de Lavagem de Mãos foi criado em 2008. A ideia é que nesse dia, em mais de 60 países, sejam desenvolvidas atividades que sensibilizem as crianças à higiene das mãos.
Colaboradores recebendo informações por vídeo
De acordo com a organização Global Hand Washing, esse dia foi criado com três objetivos principais: apoiar uma cultura global de lavagem das mãos com sabão, chamar a atenção dos governantes para a importância desta atividade e aumentar a conscientização sobre os seus benefícios.
Inaugurado em agosto deste ano, o HRPL tem o desafio de atender quase meio milhão de pessoas da região do Capim, que dependem da assistência de média e alta complexidade, oferecida por equipe multiprofissional capacitada. 
Serviço:
O HRPL fica na Rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046, 3739-1253 e 3739-1102

Nenhum comentário:

Postar um comentário