Cerca de meio milhão
de habitantes de onze municípios da Região do Capim agora tem a segurança e a
tranqüilidade ao dispor de assistência de média e alta complexidade oferecida
pelo Hospital Regional do Leste do Pará (HRPL), que está em pleno funcionamento
desde agosto deste ano, e que até agora já realizou a média de 2.500 exames,
350 consultas ambulatoriais, 101 internações, 737 atendimentos
multiprofissionais distribuídos entre o Serviço Social, Fisioterapia e
Nutrição, que culminou no índice de 96% de satisfação dos usuários.
O que antes parecia
impossível, hoje o HRPL, localizado em Paragominas, é uma realidade para
pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem á sua disposição atendimento
de qualidade e com centro cirúrgico equipado com tecnologia de ponta e equipe
multiprofissional capacitada. No hospital, os pacientes recebem atendimento nas
especialidades de clínica médica, cardiologia, clínica cirúrgica,
endocrinologia, mastologia, ginecologia, urologia, oncologia, anestesiologia,
radiologia, traumatologia, ortopedia, neurocirurgia e neurologia. Toda essa
estrutura conta com 80 leitos de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
e unidades de urgência e emergência.
De acordo com o
diretor Técnico do HRPL, João Lucídio, neste período inicial de funcionamento,
o hospital recebeu pacientes encaminhados dos municípios de Aurora do Pará,
Capitão Poço, Concórdia do Pará, Dom Eliseu, Garrafão do Norte, Ipixuna do
Pará, Irituia, Mãe do Rio, Nova Esperança do Piriá, Ourém, Paragominas, Rondon
do Pará, Santa Maria do Pará, São Miguel do Guamá e Ulianópolis. “O
funcionamento do hospital atualmente é garantido por 241 colaboradores, devendo
chegar a um total aproximado de 300 profissionais, cuja maioria é da própria
região”, ressaltou o médico, enfatizando os constantes investimentos na
qualificação do pessoal.
O atendimento aos
usuários também passa pela atenção a quem usa os serviços, através de pesquisa
de Clima Organizacional, que resultou em 80% de resolutividade das
considerações enviadas ao Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). A gestão do
hospital também destaca a importância destinada ao serviço de nutrição de
pacientes, acompanhantes e colaboradores. Duas profissionais são responsáveis
pelas demandas clínicas e na produção das refeições servidas, culminaram na
disposição de 12.455 refeições elaboradas atendendo a necessidade nutricional
de cada caso, o que também colabora na recuperação dos pacientes internados.
Assim como nos demais
Hospitais Regionais do Pará, o atendimento no HPRL só é efetivado após o
paciente ser referenciado pelo Hospital Municipal, para logo em seguida passar
por avaliação da Central Regional de Regulação. Nesse sentido, o
estabelecimento já trabalha com os 11 municípios do 5° Centro Regional de
Saúde (5° CRS).
Todos os serviços
têm suporte de apoio diagnóstico e
terapêutico com análises clínicas, raios-x, tomografia, mamografia,
ultrassonografia, holter, eletroencefalograma, eletrocardiograma,
ecocardiograma e Mapa.
O Serviço: HRPL fica
na Rua Adelaide Bernardes, s/n, Bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais
informações pelos telefones (91) 3739-1046, 3739-1253 e 3739-1102.
Nenhum comentário:
Postar um comentário